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Pesquisa aponta comportamento do consumidor na semana de Páscoa

Terça, 17 de março de 2020

 

Penetração nos lares brasileiros se mantém no período e lares consomem 102,6 mil toneladas de chocolate

São Paulo | março de 2020 – Levantamento encomendado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) ao Instituto Kantar revela que 67,3% dos lares brasileiros compraram ou ganharam produtos de chocolate na semana de páscoa de 2019, patamar estável comparado ao mesmo período dos últimos dois anos.

A pesquisa, que considera o padrão de consumo das famílias, indicou que 102,6 mil toneladas de produtos foram adquiridas no período, o que inclui tanto ovos como produtos regulares (bombons, tabletes).

O consumo médio por família neste período (incluindo produtos adquiridos e recebidos como presente) somou 2,7 kg e a frequência de compra foi de 2,3 vezes.

“Os produtos de consumo acompanham o desempenho da economia. Os sinais de recuperação que começam a aparecer nos deixam mais otimistas para este ano e a indústria está preparada para aproveitar a oportunidade do período, lembrando que o Brasil possui uma das maiores páscoas do mundo. Presentear com chocolate nesta época é uma tradição no País e as famílias continuam preservando esse costume”, explica o presidente da Abicab, Ubiracy Fonsêca.

Com relação ao produto ovo de Páscoa, que esteve em 28,3% dos lares brasileiros, as famílias declararam que 52,4% do volume total (7,9 mil toneladas) eram provenientes de presentes. Os demais volumes comprados mantiveram concentração em canais tradicionais como autosserviço (supermercados e hipermercados), com 17%; “outros canais” (mercados e mercearias de bairro, por exemplo) com 15,6%; e lojas de departamento, responsáveis por 10,4% dos volumes.

Os ovos artesanais tiveram a menor participação em volume dos últimos três anos, com penetração em 4,6 milhões de lares, ante 12,4 milhões de lares dos produtos industrializados. Enquanto as compras de artesanais se concentraram em produtos maiores (500g), as  embalagens de ovos industrializados menores ganharam mais destaque junto ao consumidor: os ovos de 251g a 350g foram os preferidos, representando 22,3% do volume no período, seguido pelos produtos de 100g a 150g, com 18,9%.

Sobre a ABICAB

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas – ABICAB foi fundada em 1957 e representa os principais fabricantes do país junto às esferas pública e privada, no Brasil. A indústria brasileira nestes setores fatura cerca de R$ 26,4 bilhões e gera mais de 42 mil empregos diretos. A entidade, que representa atualmente 92% do mercado de chocolates, 93% do mercado de balas e confeitos e 62% do mercado de amendoim, tem como objetivo central desenvolver, proteger e promover as indústrias associadas, estimulando ações para o fomento dos mercados interno e externo nestes setores, bem como o consumo responsável dos produtos.

Sobre a Kantar

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Atuamos em mais de 90 mercados e somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, ajudamos nossos clientes a entender as pessoas e inspirar crescimento.

Para mais informações, por favor, acesse www.kantar.com/worldpanel



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