Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Implantação de 44 km de rede de esgoto é concluída com sucesso

Sexta, 13 de março de 2020

 

 

21 de fevereiro. Esta é a data oficial da conclusão dos trabalhos de implantação da rede coletora de esgoto das sub-bacias 1 e 2 do rio São Bento, que ocorreu no trecho a rua Jorge Lacerda, em frente a Prefeitura.

 

A obra foi iniciada no dia 23 de julho de 2018, e tinha o prazo contratual de conclusão de 18 meses, ou seja, até 23 de janeiro de 2020.

 

O contrato para a realização desta obra histórica para o saneamento básico no município foi realizado com a empresa Dalba Engenharia e Empreendimentos Ltda, executora da obra, Restelo Construções e Consultoria Ltda, como fiscalizadora e gerenciadora da obra, e ainda com a empresa Painel Consultoria e Pesquisas, responsável pelo trabalho sócio-ambiental iniciado antes do início das obras, e que ainda prosseguirá trabalhando a conscientização das pessoas beneficiadas pela implantação da rede de esgoto.

 

 

Com a conclusão em menos de 30 dias após o prazo inicial contratado, a Administração Municipal e o Samae comemoraram o excelente desempenho de todos os envolvidos.

 

Conforme comentou o presidente do Samae, Fridolino Van Den Boom, a parceria foi a chave para o sucesso da obra.

"Em primeiro lugar deve-se destacar a parceria importante entre o Samae em todos seus departamentos com as secretarias de Planejamento de Obras da Prefeitura. Como o sucesso da obra dependeu muito de planejamento, esse planejamento não foi só do Samae. Essa parceria foi entre Samae e Prefeitura. Além disso, o Detru foi uma peça importantíssima dentro de toda a obra, pois o sucesso de estar acontecendo as coisas da forma correta deve-se também ao Detru pela contribuição na organização do trânsito em meio as obras", disse.

 

Fridolino também ressaltou o apoio do comércio, pois conforme lembrou, os lojistas sofreram com poeira em seus estabelecimentos durante as obras. "Destaco também o apoio do CDL, desde as nossas primeiras conversas, pois todo o comércio central foi atingido pela obra e contamos com a compreensão da grande maioria dos lojistas durante o período", comentou.

 

E sobre o prazo de conclusão, o presidente do Samae destacou que referente a conclusão da obra é importante ressaltar alguns pontos positivos como o prazo de execução, que foi excepcional para uma obra desse porte.

 

Para Fridolino o planejamento merece amplo destaque, pois muito antes da licitação o Samae e Prefeitura já estavam trabalhando no planejamento de todo o processo da obra para que transcorresse dentro do que era pretendido.

 

 

"As três empresas que executaram o trabalho merecem destaque, pois trabalharam em harmonia, em conjunto com os moradores e com a sociedade. Todos os envolvidos trabalharam muito bem e os problemas que surgiram no caminho foram resolvidos. Para uma obra desse porte, de tamanha importância para a saúde no município, chegar à sua conclusão desta fora, só nos deixa muito felizes, pois a soma dos esforços e da competência de todos os envolvidos é que fez chegarmos neste ponto", concluiu Fridolino.

 

 

O diretor técnico do Samae, Luis Sergio Ferreira, destacou que este é um projeto grande para São Bento do Sul, destacando que são duas sub-bacias atendidas em bairros grandes e populosos.

Luis ainda destacou os números, com 44 km de rede coletora implantada, 2041 ligações, mais de 2km de linha de recalque (emissários), 11 elevatórias mais 3 elevatórias pequenas para alterações de projeto com o objetivo de atender grupos de casas em algumas áreas pelos bairros.

"Agora só falta a conclusão da parte elétrica com a instalação dos 11 painéis que a Dalba estará realizando nos próximos dias. Foram muitos desafios, pavimentações, mais de 17 mil metros quadrados de calçadas ainda em andamento, enfim, foram muitos desafios, mas destaco  que os profissionais da equipe da diretoria técnica envolvida foram excelentes, e a parceria entre Samae, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Obras e Detru foi excepcional e contribuiu diretamente para o sucesso desta grande obra", disse.

 

Luis ainda destacou que junto com a obra o Samae ainda realizou modernizações no setor de abastecimento de água, o que trouxe pavimentação asfáltica para várias ruas.

 

"São Bento ganha com isso, a população ganha e o saneamento também", finalizou o diretor técnico do Samae.

 

O secretário de Planejamento e Urbanismo Luiz Claudio Schuves, destacou detalhes como competência e parceria para o sucesso desta obra.

 

"Eu acredito que o sucesso dessa obra seja em primeiro lugar pela grande competência e capacidade do Samae em gerenciar a obra. Em segundo que nunca houve uma parceria tão grande entre Secretaria de Planejamento, Secretaria de Obras e o Samae, seja nas ações de planejamento da obra, seja nos desvios e orientações do trânsito, no planejamento destes desvios, planejamento destas ações avisando a comunidade com antecedência, acompanhamento e fiscalização das obras, resoluções imediatas nos problemas que surgiam no transcorrer dos trabalhos, e na grande parceria na elaboração do projeto", disse.

 

Quanto aos transtornos passageiros que ocorreram, como em qualquer obra, Schuves ainda destacou: "Eu sei que a comunidade sentiu com as obras, mas tivemos que desfazer calçadas e abrir valas para poder deixar a nossa cidade bonita, e está ficando bonita! E deverá até o final do mês de julho ser entregue para a comunidade uma cidade requalificada e com acessibilidade em todas as suas esquinas nas vias do anel central viário. É uma grande alegria podermos participar de uma obra de sucesso e que trará grandes benefícios para toda a população" concluiu o secretário.

 

 

O prefeito Magno Bollmann, que acompanhou de perto o andamento da implantação da rede de esgoto, das pavimentações e das calçadas também comemorou o sucesso da obra.

 

Sobre o prazo de execução da obra Magno disse que "o pequeno atraso para a conclusão da obra é visto como perfeitamente normal em função dos grandes desafios que a obra nos causou, ficamos muito satisfeitos com o prazo pois trata-se de uma grande obra de 44 km de extensão, e há de se destacar que não houve ninguém que tivesse coragem de iniciar uma obra dessas no centro da cidade, e nós tivemos em princípio coragem para fazer isto", disse.

 

O prefeito ainda destacou que "o sucesso nessa obra desde o início foi a perfeita parceria entre Prefeitura e o Samae que é o órgão que hoje cuida da água, do esgoto sanitário e dos resíduos sólidos na cidade".

 

Magno ainda lembrou que para cada R$1 investidos em esgoto temos uma economia de R$ 4,00 em tratamento na saúde.

 

Ao final, o prefeito destacou que "tenho certeza que daqui para frente seremos considerados um município que tem uma das maiores redes de tratamento de esgoto implantada dentre os municípios o estado de Santa Catarina. Parabéns povo de São Bento, parabéns empresas envolvidas, Samae, Prefeitura, e equipe técnica envolvida", disse.

 

 

 

 

44 quilômetros de desafios

 

Ao longo destes 19 meses de trabalhos, as dificuldades foram muitas.

Foram trechos de escavações que ultrapassaram os 5 metros de profundidade. Foram períodos de chuvas, as dificuldades em trechos de escavações que encontraram rochas, diversas tubulações de redes de água, elétrica, telefonia e de gás, e ainda os trechos considerados críticos pela localização, pelo trânsito, pela movimentação de pessoas, e ainda pelos obstáculos como as antigas galerias pluviais subterrâneas.

 

Mas todos estes desafios não impediram a conclusão da implantação dos 44 quilômetros de rede que atenderão 2.041 ligações.

 

Esta grande obra abrange a região das sub-bacias 1 e 2 do rio São Bento, que geograficamente engloba a área central do município, trechos até a rua Augusto Wunderwald no Progresso, bairros 25 de Julho, Schramm, Rio Negro e arredores do centro.

 

 

As ruas contempladas no projeto de saneamento básico das sub-bacias 1 e 2 foram as seguintes:

 

Avenida Nereu Ramos

Estrada Rio Negro

Rua 23 de Setembro

Rua 25 De Julho

Rua Adolfo Dreveck

Rua Adolfo Giese

Rua Adolfo Weber Senior

Rua Afonso Hussmann

Rua Afonso Keil

Rua Alberto Treml

Rua Alexandre Buhnemann

Rua Alexandrre Frankenberger

Rua Alfredo Habowsky

Rua Alfredo Klimmek

Rua Alfredo Zipperer

Rua Altair Vicente Sagaz

Rua Álvaro Guerreiro Kruger

Rua Álvaro Guerreiro Kruger

Rua André Zipperer

Rua Antonio Beckert

Rua Antonio Beckert

Rua Augusto Klimmek

Rua Augusto Klimmek

Rua Áustria

Rua Barão do Rio Branco

Rua Benjamin Constant

Rua Cap. Ernesto Nunes

Rua Cap. Osmar Romão da Silva

Rua Carlos Kiem

Rua Cedro

Rua Curt Wachholz

Rua Darci Vidal Teixeira

Rua das Acácias

Rua das Neves

Rua Do Expedicionário

Rua Dr. Antônio Afonso Figueiredo

Rua Edmundo Endler

Rua Edson Noriller

Rua Eduardo Virmond

Rua Ehrald Pfeiffer

Rua Elizabeth Bayerl

Rua Elizabeth Stelter

Rua Eno Wiggers

Rua Erhardt Bollmann

Rua Erico Bollmann

Rua Ernesto Beckert

Rua Ernesto Bollmann

Rua Ernesto Fendrich

Rua Ernesto V. Dos Santos

Rua Estevão Buschle

Rua Felipe Schmidt

Rua Felipe Schmidt

Rua Felix Hussmann

Rua Félix Hussmann

Rua Fernando Gruber

Rua Francisco Engel

Rua Francisco Kobs

Rua Frieda Pscheidt

Rua Gerhard Ziesche

Rua Germano Brand

Rua Gilberto Dreveck da Maia

Rua Gregório Woehl

Rua Guilherme Berckert

Rua Guilherme Bollmann

Rua Guilherme Bollmann

Rua Gustavo Katzer

Rua Gustavo Keil

Rua Helena Frankenberger

Rua Henrique Schwarz

Rua Herbert Hummelgen

Rua Hermann Kock

Rua Ivan P. Zschoerper

Rua João Beckert

Rua João Duffeck

Rua João Hoffmann

Rua João Lobermeyer

Rua Jorge Hubl

Rua Jorge Lacerda

Rua Jorge Zipperer

Rua José Bayerl

Rua José Cordeiro

Rua Jose Fendrich

Rua José Liebel

Rua Lauro Muller

Rua Leonidas Sergio Hantschel

Rua Leonides Tascheck

Rua Leopoldo Ohde

Rua Lindolfo Hastreiter

Rua Lothario Schereiner

Rua Lourenço Pemg

Rua Luiz Bollmann

Rua Luiz Kautnick

Rua Marechal Floriano

Rua Margarida Muhlbauer

Rua Max Weber

Rua Nestor Virmond

Rua Noaldo Ernesto Weber

Rua Oscar Juvêncio Borges

Rua Otto Zschoerper

Rua Padre Fidelis Tomelin

Rua Padre Henrique Muller

Rua Paulo Fendrich

Rua Paulo Muller

Rua Paulo Parucker

Rua Paulo Tascheck

Rua Prof. Egon Hussmann

Rua Professor Egon Hussmann

Rua Rodolfo Klaumann

Rua Romualdo Quint

Rua Ronaldo Zschoerper

Rua Sandro E. Pscheidt

Rua Schramm

Rua Silvio Antonio Pscheidt

Rua Teresa Schreiner

Rua Thomaz Vidal Teixeira

Rua Tirol

Rua Udo Lutz

Rua Vigando Kock

Rua Visconde de Taunay

Rua Wolfgang Ammon

Rual Luiz Bork

Travessa Castro Alves

Travessa Champagnat

Travessa José Zipperer

Travessa Rupp Jr.

Travessa Theodoro Koch

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA