Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Fujama resgata porco-espinho em quintal de residência

Quarta, 26 de fevereiro de 2020

 
 
A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) resgatou ontem (25), do quintal de uma residência, no bairro Tifa Martins, um porco-espinho da espécie Coendou spinosus que acabou atacado por um cachorro. Em 2019, outros dois foram resgatados. O animal silvestre foi reintegrado à natureza na mesma data e, o cão, encaminhado ao veterinário. De acordo com o coordenador do serviço de resgate, o biólogo Christian Lempek, é importante que as pessoas tenham consciência da ação, contribuindo com o ecossistema. “Porém, o resgate deve ser feito por especialistas, evitando-se acidentes”, explica. Ao contrário do que muita gente pensa, o animal silvestre não tem a capacidade de lançar os espinhos, que apenas se soltam, fixando-se na pele e na musculatura do atacante. Na verdade, os espinhos são pelos modificados, extremamente duros com até seis centímetros, que servem como instrumento de defesa.
 
A Fujama resgatou 55 animais silvestres desde 22 janeiro; em 2019, foram 263. O número é expressivo e coincide com o período de verão em que o metabolismo dos animais é acelerado e eles saem de seus habitats à procura de alimento. A quantidade é atribuída pelo biólogo ao conhecimento da população sobre o serviço. O resgate é feito mediante solicitação no número de telefone da Fujama (3273-8008), de segunda a sexta, das 7h30 às 17 horas, ou por meio de registro na Ouvidoria da Prefeitura (0800-642-0156). À noite ou nos fins de semana é possível solicitar ajuda dos Bombeiros, pelo telefone 193.
 
Em sua maioria, os animais resgatados são gambás e cobras, mas também houve registros de jabuti, na Ilha da Figueira; gato-do-mato-pequeno, encontrado atropelado, já sem vida, no Rio da Luz; coruja murucututu-de-barriga-amarela, na Barra do Rio Cerro. O gato-do-mato-pequeno, espécie em extinção, foi encaminhado para taxidermia em Curitiba (PR) e servirá de objeto de estudo para crianças, adolescentes e adultos durante exposições.


Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA