Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Febre Amarela: população mafrense faz a sua parte, notificando macacos mortos

Sexta, 21 de fevereiro de 2020

Clique para ampliar

A Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica de Mafra, agradece  a contribuição e reforça a importância da vacinação contra febre amarela .

 

Santa Catarina tem registrado casos de febre amarela em macacos e humanos ao longo de 2019 e no início de 2020.

Por isso a importância da vacinação e também da notificação de macacos mortos ou doentes por meio do whatsapp (47) 98402-7089, ou pelo aplicativo SISS-Geo, disponível para download na Apple Store e no Google Play.

A Vigilância Epidemiológica de Mafra destaca que as notificações estão sendo realizadas em diversas localidades do interior do município.

Uma prova de que os munícipes estão vigilantes e notificando macacos mortos, carcaças e ossadas de primatas. As notificações destas últimas são encaminhadas para sistema de notificação estadual e nacional, sendo então mapeadas as regiões de risco. As amostras oportunas estão sendo coletadas contando com a importante contribuição das biólogas da Regional de Saúde.

Desde o dia 24 de janeiro, oito carcaças e/ou ossadas foram notificadas, com a realização de cinco coletas oportunas (dentro do período viável para sua realização). Somente após os resultados torna-se possível atestar se a morte do macaco se deu pelo vírus da febre amarela

Independente das notificações Todas as unidades de Estratégia de Saúde da Família estão realizado  a busca dos não vacinados e as orientações da população.

De qualquer forma, a contribuição da população é de vital importância, sendo que a  presença de macacos mortos e/ou doentes é indicativo de que o vírus da febre amarela pode estar presente no local onde foram encontrados.

Por este motivo, a comprovação deste chamado evento sentinela pode auxiliar na delimitação das áreas de transmissão da doença.

 

Vacina é prevenção

A Vigilância Epidemiológica também salienta que a vacina contra febre amarela encontra-se disponível durante todo o ano em todas as unidades básicas de saúde. É preciso lembrar que todas as pessoas entre 9 meses e 59 anos de idade devem estar imunizadas contra a Febre Amarela. Já as crianças que receberam apenas uma dose da vacina dos 9 meses aos 4 anos de idade devem tomar a dose de reforço, para garantir a imunização completa. Na dúvida, a recomendação é que as pessoas procurem uma sala de vacina para confirmar a sua situação vacinal.

 

 

 


Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA