Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Saúde faz alerta sobre leptospirose após enxurradas no fim de semana

Terça, 11 de fevereiro de 2020

 
 
O forte período chuvoso, onde as primeiras enchentes e enxurradas foram registradas em Jaraguá do Sul e região, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul faz alerta sobre eventuais casos de Leptospirose que possam ocorrer após esses episódios. “Realmente, nestes casos surge a preocupação esta doença infecciosa causada por uma bactéria chamada Leptospira presente na urina do rato”, explicou o diretor municipal de Vigilância em  Saúde, Dalton Fischer. 
 
Segundo o diretor é importante que a população tenha claro que não existe vacina para prevenção da leptospirose para seres humanos. “Por isso, o importante são as medidas de prevenção e ficar atento a eventuais sintomas”.   Neste sentido, a Divisão de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina repassa as seguintes informações sobre a doença.
 
Como se pega a doença?
A urina do rato pode contaminar as águas de córregos, rios, lagos. Em situações de enchentes e inundações está presente em esgotos e bueiros e mistura-se à enxurrada e à lama das enchentes. A bactéria da urina do rato penetra no corpo humano pela pele, principalmente se houver algum arranhão ou ferimento.
 
Quais os sintomas?
Os sintomas são febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas (batata da perna), podendo também ocorrer icterícia (coloração amarelada da pele e da mucosa). É uma doença perigosa e pode matar.
 
O que fazer ao manifestar esses sintomas?
Se ficar doente alguns dias após entrar em contato com águas de rio, açudes, enchente, esgoto, etc, a pessoa deve procurar, imediatamente, o Centro de Saúde mais próximo. Não se esqueça de relatar ao médico o contato com água ou lama contaminada. “A leptospirose é uma doença curável, e o diagnóstico e o tratamento feitos de forma rápida é o que irá garantir uma boa evolução”, reafirma Fischer.
 
Como evitar a doença?
Para não correr riscos, evite o contato com água ou lama de enchentes e impeça que crianças nadem ou brinquem em rios e córregos supostamente contaminados. Pessoas que trabalham na limpeza de lamas, detritos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés.
 
E se o contato com água contaminada for inevitável, como proceder?
Neste caso, a única forma de reduzir riscos à saúde é permanecer o menor tempo possível em contato com estas águas. Se a enchente inundar as residências, após as águas baixarem, lavar e desinfetar o chão, paredes, objetos caseiros e roupas atingidas com água sanitária, na proporção de um litro deste produto para 1000 litros de água. Depois, enxágue o ambiente e objetos com água limpa.


Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA