Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

A necessidade de uma gestão eficiente no setor de iluminação pública das cidades

Segunda, 10 de fevereiro de 2020

Clique para ampliar
Investir em soluções adequadas traz diversos benefícios para a população
 
 
Às vezes, não nos damos conta da importância da iluminação pública e a essencialidade desse serviço só é percebida pela população quando algo de errado ocorre. O que aconteceria se não se pudesse andar pelas cidades à noite porque as ruas são escuras e, consequentemente, potencialmente perigosas? Esta situação provavelmente limitaria os compromissos e diversões noturnas de cada cidadão. Por isso, a importância de investimentos e projetos que beneficiem o conforto de uma cidade bem iluminada diretamente vinculada ao bem-estar e segurança da população.
Com o objetivo de tornar as regiões públicas mais atrativas e seguras, as prefeituras dos municípios de Florianópolis, São José, Palhoça, Blumenau, Joinville, Indaial e São Francisco do Sul, em Santa Catarina, já adotaram a tendência que inclui o tipo de contrato de prestação de serviços em gestão da iluminação pública realizado entre uma empresa privada e o governo municipal. O Consórcio SQE LUZ, formado pelas empresas ENGIE e QUANTUM Engenharia é um deles e mantém altos níveis de eficiência aliando experiência e tecnologia.
Os municípios vêm investindo em uma série de obras para modernização da rede de iluminação por toda a cidade. A utilização de lâmpadas LED é uma característica iminente da modernização. O modelo proporciona, em média, 50% de economia no consumo de energia, mais conforto e melhor percepção visual devido à emissão de luz branca e boa reprodução de cores. A instalação atual reduz os custos de manutenção em função da vida útil elevada e, consequentemente, gera menos interferência nas vias para manutenção, contribuindo para a mobilidade urbana da cidade e para a preservação do meio ambiente.
 
 
O investimento representa também uma economia importante para os cofres públicos e para os cidadãos pagadores de impostos. Segundo o estudo realizado pelo Banco Mundial, a iluminação pública representa mais de 4% do consumo total de energia do Brasil. O gasto com energia elétrica é o segundo item orçamentário de grande parte dos municípios brasileiros, superado apenas pelos gastos com folha de pagamento. 
Diferente do que ocorre quando os serviços públicos ficam sob a tutela completa dos governos, em que precisam gerenciar áreas distintas desde saúde até educação, por exemplo; na realização de contratos de gestão de iluminação pública ou uma Parceria Público-Privada o conhecimento específico da empresa contratada sobre o setor permite que ela proponha soluções mais eficientes e sustentáveis para atender a demanda específica. “Nas cidades em que atuamos focamos na otimização e modernização da rede de iluminação pública. A instalação de LED e de sistemas de telemonitoramento tem gerado uma economia substancial aos cofres públicos e, por consequência, um retorno potencial muito maior em investimentos ao contribuinte”, explica Guilherme Azambuja, executivo de soluções de iluminação pública da ENGIE Brasil.


Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA