Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Instituto Magnus pretende entregar 18 cães-guia até o final de 2020

Domingo, 16 de fevereiro de 2020

Visando excelência e bem-estar animal, Instituto segue com 40 cães em fase de socialização e planeja novas ninhadas para este ano

O Instituto Magnus – iniciativa sem fins lucrativos, especializada no treinamento de cães-guia – gerido pela Adimax Pet e localizado em Salto de Pirapora (SP), acaba de anunciar suas metas para 2020. Tendo como objetivo contribuir para a inclusão social da pessoa com deficiência visual através do cão-guia, pensando principalmente na excelência do trabalho e o bem-estar animal, o Instituto segue com filhotes em processo de treinamento e até o final do ano, serão formadas 18 novas duplas de cães-guia e pessoas com deficiência visual.   

 

Inserido na esfera da inclusão social das pessoas com deficiência visual, a atuação do Instituto Magnus é ampla e vai além do treinamento e entrega de cães-guia. Suas atividades também visam promover momentos de fala para conscientização e educação para uma sociedade mais inclusiva através de palestras informativas e educativas em escolas e empresas, vivências, dinâmicas de grupos e ações de divulgação para engajamento de pessoas para a causa. “Estamos imersos em uma sociedade com mais de sete milhões de pessoas com deficiência visual, dessas, pouco mais de 200 contam com o auxílio de um cão-guia, um número muito baixo diante dos benefícios, autonomia e inclusão que estes animais podem trazer à vida dessas pessoas. Há ainda muito trabalho pela frente, mas seguimos firmes na causa e aos poucos, com excelência acima de tudo, transformaremos muitas vidas” declara Thiago Pereira, gerente geral do Instituto.

 

Ou seja, além de treinar um instrumento de mobilidade de uma pessoa com deficiência visual, há o desejo e necessidade de informar a comunidade sob re como receber este cão de trabalho na sociedade. O treinamento desses cães é feito em três etapas: a socialização, o treinamento e a entrega do cão-guia. Para que todas as etapas sejam cumpridas, os cães começam a se preparar desde filhotes e há voluntários que participam efetivamente do processo de formação.

 

Novas ninhadas e a busca por famílias socializadoras

 

Com o objetivo de aprimorar o treinamento de futuros cães-guia, em abril de 2019, o Instituto Magnus inaugurou uma maternidade em sua sede, com a chegada da primeira ninhada nascida no local. Ao completarem 70 dias, esses filhotes seguem para uma nova fase: a socialização realizada por uma família voluntária.

 Em 2020, está prevista a chegada de 60 filhotes no programa, entre cães nascidos no instituto e vindos de canil

 

 

Atualmente, 40 famílias participam voluntariamente do programa e elas tem um papel essencial no primeiro ano de vida dos filhotes, pois têm o compromisso de expor os cães a uma rotina diária que conta com tarefas como: conhecer lugares e situações, aprender a se comportar nos locais, conviver com outros animais e pessoas, entre outras atividades. Todos os custos, desde alimentação, medicamentos, acompanhamento veterinário e treinamento são de responsabilidade do Instituto Magnus. 

 

“Estamos sempre em busca dessas famílias, pois sem elas, nosso trabalho não é possível. Além de ensinar ao filhote muito do que ele precisa saber para sua futura profissão, a família colabora com uma mudança social ensinando a todos que cruzam seu caminho sobre direitos e deveres de uma pessoa e seu cão-guia”, destaca Thiago Pereira.

 

Pelo fato do Instituto Magnus estar localizado em Salto de Pirapora (SP) e dada a necessidade de acompanhamento constante da socialização por um instrutor, as famílias residentes nas cidades de Sorocaba, Votorantim, Araçoiaba da Serra, Itu e, claro, Salto de Pirapora – cidade onde está localizada a instituição –, são as mais buscadas para contribuir nesta etapa.

 

Sonho realizado: a entrega e formação das duplas

 

Para realizar a entrega dos cães para pessoas com deficiência, é preciso que os interessados se cadastrem para recebê-los. Por meio do link https://www.institutomagnus.org/programas/cao-guia/como-ter-um-cao-guia é possível preencher um formulário com informações pessoais, interesses e contar sobre sua locomoção no cotidiano. Esse cadastro é avaliado em algumas etapas e, quando aprovado, o Instituto identificará o cão compatível com a pessoa para formar essa dupla.

 

A fila de espera para entrega de cães-guias depende dessa compatibilidade, assim como uma fila de doação de órgãos. É preciso avaliar o perfil de cada candidato e de cada cão para que se respeite as características de cada um e para que essa dupla trabalha com sucesso. Após este match o Instituto Magnus realiza doação do cão, oferece a adaptação obrigatória da dupla para que um entenda as necessidades do outro e aprenda a trabalhar suas especificidades. Há ainda um acompanhamento durante todo o período de trabalho da dupla para que ambos tenham o suporte necessário para desenvolverem um bom trabalho.

 

Para aqueles que desejam conhecer o Instituto, é possível realizar uma visita monitorada, que deve ser agendada com antecedência pelo e-mail: contato@institutomagnus.org ou por meio do telefone: (15) 3042-1110 ou 99755-7201. As visitas são realizadas para grupos de no mínimo cinco pessoas às terças e quintas-feiras, além de um sábado por mês no período da manhã. E quem tiver interesse em fazer parte do programa pode tirar todas as dúvidas e se inscrever pelo site do Instituto: www.institutomagnus.org.

 

 

 

Sobre o Instituto Magnus

Localizado em Salto de Pirapora, interior de São Paulo, o Instituto Magnus é uma iniciativa sem fins lucrativos, gerido pela empresa Adimax Pet. O trabalho do Instituto é contribuir para a inclusão social através do cão-guia em diversas esferas da sociedade, por isso, além do treinamento e entrega dos cães, suas atividades também são palestras informativas e educativas, vivências, dinâmicas de grupos e ações de divulgação para conscientização e engajamento de pessoas para a causa.

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA