Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Udesc realiza Festival Internacional de Arte e Cultura de 8 a 12 de fevereiro em Florianópolis

Sexta, 07 de fevereiro de 2020

Clique para ampliar

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) em Florianópolis será palco de uma intensa programação cultural gratuita e aberta ao público de 8 a 12 de fevereiro. Serão mais de 150 atividades de música, teatro, artes visuais, arte multimídia, design, moda e cultura popular no campus da universidade no Itacurubi e em outros espaços culturais de Florianópolis.

Festival Internacional de Arte e Cultura José Luiz Kinceler - FIK 2020 é promovido pela segunda vez pelo Centro de Artes (Ceart) da Udesc e reúne público de todas as idades em atividades como shows, oficinas, feiras, exposições, palestras, rodas de conversa, residências artísticas, apresentações teatrais e musicais. O objetivo é valorizar a formação de redes artísticas e fomentar o contato entre sociedade, universidade e grupos artístico-culturais.

A professora Cristina Rosa, diretora-geral da Udesc Ceart e coordenadora do evento, destaca que neste ano o evento está maior do que em 2018, atendendo a um público mais amplo. “Ao pensar no Festival, nós tínhamos dois compromissos, o primeiro era de ampliar o diálogo do Centro de Artes com a comunidade, e o outro apresentar um pouco do que é produzido no campus e que a comunidade não conhece. Sendo também um local de intercâmbio cultural entre alunos, artistas, profissionais da área de cultura, moradores da região e também turistas”, reforça Cristina.

O evento conta com apoio do Museu da Escola Catarinense, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

Programação

Com extensa programação, o evento terá atividades na Udesc e também em outros espaços culturais de Florianópolis, como o Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), o Museu da Escola Catarinense (Mesc) e a Galeria Municipal Pedro Paulo Vecchietti.

Confira a programação completa e a descrição de cada atividade no site udesc.br/ceart/fik2020/programacao. As atividades são gratuitas e abertas ao público. Oficinas terão inscrições no dia e local da atividade, uma hora antes do início. Apresentações artísticas em espaços fechados também terão distribuição de ingressos uma hora antes no próprio local.

Abertura - O evento inicia no dia 8 de fevereiro, sábado, com diversas atividades, mas a solenidade de abertura oficial está marcada para o domingo, 9, às 16h30, no auditório da Udesc Ceart. E a partir das 18h ocorrem os shows no palco montado no estacionamento da universidade, com apresentação de Elô Gonzaga, da banda Orquidália, e o show nacional com a banda paulista Francisco, el Hombre.

Oficinas - Mais de 30 oficinas estão previstas para o evento. Entre os assuntos abordados, temas como: danças africanas, música circular, games em museus de arte, grafismos indígenas, estamparia natural com o uso de plantas, antotipia, palhaçaria, figurino para cinema e teatro, canção no imaginário infantil, moda inclusiva, comunicação não-violenta, reflexões sobre o futuro da moda, entre outros temas.

Música – O FIK 2020 reúne programação musical variada, de recitais de música clássica a shows com bandas locais e nacionais. Nomes como a banda paulista Francisco, el hombre, e as bandas locais Grillo e os Mosquitos, O Exótico Quark Encanto, Orquidália e Elô Gonzaga sobem ao palco do Festival. Recital de piano, shakuhachi, violão e guitarra flamenca também estão na programação.

Artes Cênicas – 28 apresentações, entre teatro, dança e performance serão realizadas nos espaços cênicos da Udesc e também no Teatro Álvaro de Carvalho. Destaque para a peça Ilusões, com a La Vaca Companhia de Artes Cênicas, de Florianópolis; a apresentação Chão de Pequenos, da Cia. Negra de Teatro, de Belo Horizonte/MG, e a performance Skin Structures: one-on-one performance, proposta pela canadense Sophia Marie Cole, de Montreal.

Peças produzidas por alunos e professores da Udesc também serão apresentadas, aproximando a comunidade das atividades desenvolvidas no ambiente acadêmico. É o caso da apresentação A Cantora Careca, produzida em uma das disciplinas do curso de Teatro da universidade.

FIK Criança – Oficinas de pintura, modelagem em argila, improvisação teatral, instrumentos musicais com materiais alternativos e apresentações de teatro estão entre as atividades programadas para o FIK Criança, que ocorrerá de 10 a 12 de fevereiro, das 13h30 às 18h30 na Udesc Ceart.

As inscrições foram realizadas de forma antecipada para três turmas, divididas por faixa etária. Para a turma de 4 a 6 anos, as vagas já estão esgotadas. Para as turmas de 07 a 09 anos e 10 a 12 anos ainda há vagas, e as inscrições podem ser realizadas no dia 10 de fevereiro no hall de entrada da antiga biblioteca do Ceart. Já as apresentações teatrais da programação infantil terão entrada livre, com distribuição de senhas uma hora antes do início da peça.

Feiras – A Feira FIK 2020 reunirá mais de 70 expositores, expondo artesanato, pinturas, ilustrações, brinquedos educativos, objetos em cerâmica, serigrafia, fotografia, roupas e acessórios, entre outros itens. A feira ocorre de 10 a 12 de fevereiro, das 16h às 20h, na tenda que haverá no campus da Udesc.

Outras duas feiras também ocorrem no evento de 10 a 12 de fevereiro: Parque Gráfico – Pocket Edition, das 14h às 21h no hall do Bloco Amarelo do Centro de Artes; e Renda-se à moda: Cultura, Arte e Artesanato, das 14h às 19h na tenda.

Exposições – 13 exposições artísticas integram o evento, incluindo a 9ª edição do Encontro de Livros de Fotografia de Autor. A abertura ocorre no dia 8 de fevereiro, das 16h às 18h na Galeria do Departamento de Artes Visuais (DAV), com visita coletiva a cada uma delas.

Floripa Eco Fashion – Nesta edição, o FIK 2020 terá em sua programação a 2ª edição do Floripa Eco Fashion, evento que debate de 9 a 12 de fevereiro no campus da Udesc a temática da moda sustentável, com palestras, oficinas, feiras, exposições, entre outras atividades.

Atividades diversas – Palestras e rodas de conversa, atividades de moda e design, residências artísticas, arte multimídia, encontro de pesquisa-criação, entre outras atividades diversas também estão na programação.
Entre elas, a pintura coletiva de um mural na Udesc Ceart pela segunda vez no FIK, guiado pelas artistas argentinas Anali Chanquia e Vanessa Galdeano, criadoras do projeto Medianeras. O evento também terá como atividade especial a revitalização no Ceart das hortas verticais de José Luiz Kinceler, com Isabela Mendes Sielski e Coletivo Geodésica Cultural Itinerante

Kinceler, o homenageado

Desenhista, pintor, ceramista, escultor e professor de artes visuais, José Luiz Kinceler (1960-2015) tem homenagem especial com o festival recebendo o seu nome. Graduado em arquitetura e urbanismo pela UFSC (1984) e com doutorado em escultura na Universidad del País Vasco (2001), fez pós-doutorado em Arte Pública pela UFF-RJ (2010). Como professor atuou nos cursos de graduação e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Udesc Ceart. Sua trajetória como artista teve como marca a ênfase em arte relacional em sua forma complexa, arte pública de novo gênero e processos criativos emergentes.

Natural de Curitiba (PR), morreu em junho de 2015 em Florianópolis, aos 54 anos, em decorrência de um AVC. Um dos pioneiros das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC), o nome dele também está fortemente ligado à formação de alunos nas décadas de 1980 e 1990 em aulas de escultura em cerâmica e bronze. Nome significativo da chamada Geração 80, integrou os emblemáticos grupos Nha-Ú e o Artmosfera. Seu currículo aponta exposições coletivas e individuais em Santa Catarina, no Brasil, nos Estados Unidos e na Argentina. Em 1996, criou o Monumento Integração Conesul, instalado no jardim do CIC, em Florianópolis.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA