Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC


Luiz Carlos Amorim é fundador e Presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, que completa 43 anos de atividades literárias e culturais neste ano de 2023, juntamente com a sua revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA. Ocupa a Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Mora atualmente em Lisboa. Eleito Personalidade do Ano pela Academia Catarinense de Letras e Artes, pelo livro NAÇÃO POESIA.

Editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA,  MIRANDUM (Confraria de Quintana) e ESCRITORES DO BRASIL, além de mais de cem títulos livros de vários géneros, antologias e edições solo.

Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA., do Grupo Literário A ILHA, em Http://prosapoesiaecia.xpg.com.br

Autor de 35 livros de crônicas, contos,  poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior, em inglês, francês, italiano e inglês, além de poemas publicados em outros países como India, Rússia, Espanha, Grécia, Portugal, Espanha, França, Itália, etc.

Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês, alemão.

Colaborador de vários jornais e revistas por todo o Brasil e em países de língua portuguesa. Participante, em nome do Grupo Literário A ILHA, do Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suiça e da Feira do Livro de Lisboa e Feira do Livro do Porto, em Portugal.

 

 


Veja mais colunas de Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC

LITERATURA BRASILEIRA DOS CATARINENSES

Segunda, 13 de janeiro de 2020

Depois da obra A LITERATURA DOS CATARINENSES – Espaços e caminhos de uma identidade, de Celestino Sachet, um amplo painel da literatura produzida por catarinenses, em 2012, o autor lança, agora, em 2020, em parceria com seu irmão Sérgio Sachet, a coleção LITERATURA DOS CATARINENSES, em quatro volumes. O Livro 1,  ora em lançamento, e o livro 2, tratam do tema  RAÍZES DE UMA IDENTIDADE. O Livro 3 e o Livro 4 tratam do tema HISTORIOGRAFIA E PÓS-LITERATURA.

Celestino é um estudioso da literatura praticada pelos catarinenses, respeitado e admirado por estar sempre atento ao que está sendo produzido e publicado. Sua constante atualização na leitura de tudo o que vai sendo publicado no Estado o elege a maior autoridade no assunto. É um trabalho de pesquisa minucioso e constante, que serve de pesquisa, de divulgação e de sugestão de leitura. Se quisermos saber quem está escrevendo ou escreveu em Santa Catarina, o que escreveu e o que foi publicado, precisamos ler a obra de Celestino Sachet.

Então o nosso professor Celestino Sachet pega a sua obra anterior e a amplia, nos brindando com uma coleção de quatro volumes sobre a literatura dos catarinenses. Ele e seu irmão, Sergio, “um estudioso da história e da economia da gente catarinense, a quem coube destacar como essas realidades contribuíram para consolidar uma literatura que não é do Estado: é DOS CATARINENSES.” A Celestino coube, é claro, especialista em Literatura Catarinense que é, a análise e a redação dos textos.

Conforme a apresentação do primeiro volume, “os autores Celestino e Sérgio Sachet estão de dedicando a essa obra desde 2005. São 14 anos de trabalhos conjuntos envolvendo desde a identificação e a apreciação das obras de cada autor listado em cada um dos volumes, até a análise das diferentes escolas literárias e a pesquisa da Economia, da História e do Modo de Ser de cada um dos grupos étnicos que formam a nossa Santa Catarina.”

Também na apresentação, a razão porque a coleção de quatro livros se chama “Literatura dos Catarinenses”: “sendo um entidade única, dentro do contexto brasileiro, a literatura produzida entre nós também é única. E – importante – ela não é estadual, ela não se considera catarinense. Não sendo catarinense, ela é dos diferentes povos que movimentam a vida cultural de Santa Catarina.Daí, a adequação do nome: LITERATURA DOS CATARINENSES.”

É uma obra de referência, é um estudo riquissimo e completo para que conheçamos a produção literária dos escritores nativos ou que vivem em Santa Catarina. O trabalho do professor Celestino, em parceria com seu irmão, Sérgio, revela-se cada vez mais importante para a cultura de Santa Catarina, para se conhecer dentro e fora do Estado as letras que produzimos.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA