Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

No Mundo da Lua - Sônia Pillon


Sônia Pillon nasceu em Porto Alegre e desde 1996 reside em Jaraguá do Sul. 

Formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduada em Produção de Texto pela Univille, atuou como repórter, editora, redatora e assessora de imprensa,  no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Por mais de 10 anos trabalhou no jornal A Notícia.   

É autora de “Crônicas de Maria e outras tantas – Um olhar sobre Jaraguá do Sul” e “Encontro com a paz e outros contos budistas”, com participação em antologias de contos, crônicas e poesias.

Publica também no blog soniapillon.blogspot.com e na fanpage "Sônia Pillon Escritora". É Presidente de Honra da Seccional Jaraguá do Sul da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ALBSC).

....


Veja mais colunas de No Mundo da Lua - Sônia Pillon

A tormenta

Sexta, 20 de dezembro de 2019

Sônia Pillon

 Clique para ampliar
 O tempo fechou para os lados da Praia da Ressaca. O dia virou noite em questão de segundos, anunciando o temporal. Em alto mar, os pescadores dos pequenos barcos olhavam o céu com apreensão, temerosos com a tormenta. Tinham saído para o mar antes mesmo do amanhecer e decidiram se apressar em voltar para a margem. Era a única maneira de salvar os poucos peixes e também de salvar a si mesmos. O pavor de sucumbir ao mar bravio e arriscarem as próprias vidas estava estampado em seus rostos.


Na areia, os poucos veranistas começaram a levantar acampamento, retirando os guarda-sóis rapidamente e carregando  bolsas e sacolas. Pais chamavam nervosamente os filhos para partirem. Os pequenos olhavam fascinados para cima, admirando a escuridão, enquanto eram puxados pelas mães sem nada entender.

Joãozinho estava tranquilamente sentado perto da beira da praia fazendo um boneco da areia e teve de ser carregado dali enquanto esperneava no colo do pai. Foi o tempo suficiente para uma onda derrubar o boneco e inundar ao redor. Uma forte ventania começou a soprar, sacudindo os arbustos e soltando as folhas, que se deslocavam pelas ruas próximas à beira-mar. Janelas e portas foram fechadas rapidamente.

Não demorou muito e uma forte chuva começou a cair incessantemente. Os prevenidos abriram guarda-chuvas e sombrinhas, mas a verdade é que a maioria foi pega de surpresa e mal teve tempo de se abrigar debaixo de marquises, ou de uma árvore, apesar do grande risco de serem atingidos por raios.

Recém-saído do barco, o pescador Gael estava ensopado. Conseguiu salvar alguns peixes da tormenta que carregava em uma caixa de isopor, juntamente com a rede de pesca. Ia caminhando para casa, mas tinha uma boa caminhada até alcançar a vila dos pescadores.  Enquanto caminhava em meio à chuvarada, pensava na vida. As lágrimas que caíam pela face queimada do sol se confundiam com a água que jorrava do alto. Demoraria uns 15 minutos caminhando até o barraco onde passou a morar sozinho, desde que a ex-mulher, Maria, partiu com o filho Luisinho.

Ficou lembrando do menino e das brincadeiras na areia, das risadas, das conchas que ele gostava de colecionar. O garoto sempre perguntava para o pai sobre os mistérios do mar e dos segredos de uma boa pescaria. “Quero ser pescador que nem o senhor!”, disse certa vez. “Não, não, você tem que estudar! Vida de pescador é muito sacrificada. Você merece uma vida melhor!”, retrucou o pai.

Ao chegar no modesto barraco de tijolos sem reboco, pegou um dos peixes para limpar e guardou os outros pescados na geladeira. Enquanto limpava o peixe para fritar, notou que a tempestade estava serenando. Ficou olhando da janela até a chuva cessar por completo. Depois temperou o peixe, pegou a frigideira e começou a fazer o breve almoço. Olhou de novo pela janela e viu que um lindo arco-íris se formou. Considerou que era um bom sinal. Respirou fundo e soltou um longo suspiro. A esperança mais uma vez tomou conta de seu coração. “Não está morto quem peleia!”, disse para si mesmo, enquanto saboreava a tainha frita.

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA