Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Com fachadas iluminadas, Hospital São Camilo promove campanha Novembro Azul

Mobilização envolve ações internas e externas de conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata, um dos tipos que mais mata no Brasil

Terça, 12 de novembro de 2019

A Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo adere à campanha Novembro Azul iluminando as fachadas das suas Unidades Pompeia, Santana e Ipiranga. O objetivo é chamar a atenção da população para a causa e promover a conscientização sobre a prevenção do câncer de próstata.

Durante todo o mês, a Instituição divulgará conteúdos em suas redes sociais com informações sobre formas de prevenção, diagnóstico e tratamentos da doença. Também serão realizadas ações através dos canais internos, como TV Corporativa e Newsletter, além de palestras para os colaboradores.

O câncer de próstata aparece no topo da lista dos tipos que mais atingem os homens. Somente em 2018 foram mais de 68 mil novos casos no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca).

O que é o câncer de próstata?

O câncer de próstata é um tumor na glândula do sistema reprodutor masculino, que armazena e secreta um fluído que constitui parte do volume do fluido seminal. “Homens com histórico familiar de câncer de próstata, que tenham algum grau de obesidade e idade acima de 50 anos apresentam maior risco de desenvolver esse tipo de câncer”, revela Dr. Rodrigo Campos, urologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo.

Segundo ele, os afrodescendentes também têm uma tendência maior de desenvolver a doença.

O especialista explica que o câncer de próstata geralmente cresce de forma lenta e sem sintomas. Alguns homens apresentam sintomas leves, que podem ser confundidos com outras doenças do trato urinário. No entanto, em alguns casos, ele pode surgir e avançar rapidamente, com risco de metástase.

Por isso, é importante estar atento aos sinais e sintomas que podem surgir:

  • Dificuldade de urinar;
  • Demora em começar e terminar de urinar;
  • Sangue na urina;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.


Ao identificar algum desses sintomas, é necessário procurar um especialista, que poderá realizar o exame físico (toque retal) e solicitar exames de sangue (PSA) e ultrassom. Caso necessário, o diagnóstico de câncer de próstata será confirmado após uma biópsia.

Dr. Campos ressalta a importância de buscar informação sobre o tema a fim de combater o preconceito e realizar os exames preventivos. “Esta é a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil, um risco que pode ser evitado quando diagnosticado precocemente”, frisa.

Além disso, o médico recomenda ter uma alimentação equilibrada, controlar o peso corporal através da prática de exercícios físicos, não fumar e reduzir o consumo de álcool.

Rede de Hospitais São Camilo

A Rede de Hospitais São Camilo é composta por três hospitais modernos em São Paulo, que ficam nos bairros da Pompeia, Santana e Ipiranga, capacitados para atendimentos eletivos, de emergência e cirurgias de alta complexidade, como transplantes de medula óssea. 

Excelência médica, qualidade diferenciada no atendimento, segurança, humanização e expertise em gestão hospitalar são os principais pilares de atuação.

Hoje, a Rede de Hospitais São Camilo presta atendimento em mais de 60 especialidades, oferece ao todo 736 leitos e um quadro clínico de mais de 6,8 mil médicos qualificados. As unidades possuem importantes acreditações internacionais, como a Joint Commission International (JCI), renomada acreditadora dos Estados Unidos reconhecida mundialmente no setor, e a Acreditação Internacional Canadense.

A Rede de Hospitais São Camilo faz parte da Sociedade Beneficente São Camilo, uma das entidades que compreende a Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos), uma entidade religiosa presente em mais de 30 países, fundada pelo italiano Camilo de Lellis, há mais de 400 anos. No Brasil, desde 1928, a Rede conta com expertise e a tradição em saúde e gestão hospitalar.



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA