Lages - Na manhã da sexta-feira (17), o governador Raimundo Colombo debateu as perspectivas do agronegócio com produtores da Região serrana. A reunião, na sede da Epagri, em Lages, teve a participação dos secretários da Casa Civil, Antônio Ceron, de Assuntos Estratégicos, Paulo César da Costa, e da Regional de Lages, Jurandi Agustini. Representantes da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), Companhia Integrada Desenvolvimento Agrícola e do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV) também estiveram presentes.
O governador abriu a reunião solicitando um plano emergencial para o desenvolvimento do setor na região. "O Estado é parceiro na execução de ações capazes de fortalecer o agronegócio, mas precisamos traçar planos e estabelecer metas para não desperdiçarmos recursos. A Serra tem uma vasta cadeia produtiva, e esse aspecto precisa ser explorado de forma sustentável", disse Colombo.
Os produtores expuseram as principais potencialidades da região, enfatizando as ações que têm gerado resultados significativos. Em seguida, o governador solicitou a criação de núcleos capazes de agregar produtores com perfil empreendedor. "Os órgãos competentes do Governo oferecem vários programas que fomentam o desenvolvimento, mas pra que haja um efeito positivo, é necessário que se estabeleça um vinculo entre as partes", afirmou.
Os núcleos serão coordenados pela Gerência de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Agricultura da Secretaria Regional de Lages, em parceria com órgãos estaduais e associações. "A SDR está aberta para receber produtores dispostos a encaixar-se nos núcleos, que serão criados visando fortalecer a produção de maneira que o setor passe a ser visto como um referencial", destacou o secretário regional Jurandi Agustin