Todas as Unidades de Saúde do município estarão abertas no dia 19 de outubro, das 8 às 17 horas, para o dia D de vacinação contra o sarampo. Considerada uma doença erradicada desde 2016, o sarampo voltou ao Brasil. Nos últimos 90 dias, o país registrou 5.404 casos da doença, com seis óbitos confirmados.
Devido ao surto de sarampo em estados do Brasil, o Ministério da Saúde intensificou uma campanha de vacinação em todos os postos de saúde, com foco em dois grupos. O primeiro vai de 7 a 25 de outubro e imunizará crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, com o dia D de vacinação no dia 19 de outubro.
Já o segundo grupo, previsto para iniciar no dia 18 de novembro, será direcionado para adultos na faixa etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia.
Em São Bento do Sul, nenhum caso da doença foi registrado até o momento, mas a orientação é para que as pessoas se imunizem.
A doença - Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Preventivo – Também no dia 19 de outubro, das 8 às 17 horas, algumas Unidades de Saúde realizarão a coleta para o exame preventivo do câncer do colo do útero.
Não coletarão o preventivo neste dia, o ESF 6 (Cruzeiro), ESF 8 (Urca), ESF 10 (Serra Alta), a Unidade de Saúde do Rio Vermelho Povoado e a unidade da Vila Pilz. Já a Rede Feminina de Combate ao Câncer atenderá para a coleta no dia 26.