Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Seminário “Pensar a Cidade” prepara comunidade para revisão do Plano Diretor

Evento será realizado no Auditório do Iprerio, nos dias 11, 17 e 18 de setembro

Segunda, 09 de setembro de 2019

 

Clique para ampliar
 

A Prefeitura de Rio Negrinho realiza nos dias 11, 17 e 18 de setembro o seminário "Pensar a Cidade". A ação faz parte do processo de revisão do Plano Diretor de Rio Negrinho, que vem sendo coordenado pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente.

O evento é aberto ao público e toda a comunidade rio-negrinhense está convidada a participar. “O objetivo do evento é preparar a comunidade para a etapa de leitura comunitária, que será a próxima fase no processo de revisão do plano diretor de Rio Negrinho, através de palestras gratuitas sobre diversos temas de relevância para o desenvolvimento da cidade”, explica o secretário de Habitação e arquiteto Tcharles Purim, que preside a comissão de revisão do Plano Diretor.

A programação inicia no dia 11 (quarta-feira), às 19 horas, com a palestra sobre Meio Ambiente, ministrada pela engenheira ambiental Kethely Grossl. Na sequência a especialista em Patrimônio Histórico e arquiteta e urbanista Anne Elise Soto de Joinville fará uma explanação sobre como o Patrimônio Histórico e Cultural pode contribuir para o desenvolvimento e qualificação urbana. E fechando a primeira noite do evento, o turismólogo Nicolas Nering falara sobre as potencialidades turísticas que devem ser consideradas no processo de planejamento.

O segundo dia do evento acontece no dia 17, às 14 horas, com a palestra do sociólogo de Joinville Charles Henrique Voos, que também é Doutor em Urbanismo e autor do livro "Quem manda na cidade". Charles abordará aspectos do Estatuto da Cidade e falará também sobre sua pesquisa em urbanismo. Na sequência a Arquiteta e Urbanista Elaine Cristina Schoeffel Butron, Mestre em Gestão Urbana, falará sobre Habitação e os fatores relacionados ao tema que devem ser considerados na revisão do plano diretor.

E o último dia de evento ocorrerá no dia 18, às 19 horas, iniciando com a fala do Engenheiro Civil Rubens Muhlbauer, Mestre em Desenvolvimento de Tecnologia, que destacará a importância de consultar a Prefeitura antes de adquirir um imóvel ou antes de construir, visando evitar problemas como a regularização do imóvel. A segunda palestra da noite será sobre "Desenvolvimento Econômico" e será ministrada por Dennis Li Valle e Adriano Hüebner, presidente e secretário-executivo da Acirne respectivamente. Eles abordarão a importância das áreas industriais, áreas de inovação, dentre outros aspectos que devem ser considerados para que o desenvolvimento econômico ocorra no território do município. E finalizando o evento, o Arquiteto e Urbanista Ronaldo Lima de Jaraguá do Sul falará sobre "Cidades Inteligentes". Ronaldo foi o primeiro presidente do Conselho de Arquitetura de Santa Catarina, na gestão 2012-2014, atua na iniciativa privada através de seu escritório, e também foi presidente do extinto Instituto de Planejamento Urbano de Jaraguá do Sul. Ronaldo abordará os conceitos de "Smart Cities" e demonstrará alguns exemplos que contribuem para que uma cidade caminhe na direção desses conceitos de novo urbanismo, como por exemplo cidades que cuidam de suas calçadas, estimulam caminhadas e modos de transporte ativos, cidades que possuem edifícios com fachadas ativas (fachadas que promovem atividades econômicas e a segurança) e emprego de novas tecnologias em edificações e na infraestrutura urbana.

“Para a Prefeitura de Rio Negrinho é uma satisfação promover um evento com a palestra desses profissionais, que se disponibilizaram a contribuir com esse importante processo de planejamento. A comunidade certamente deve aproveitar essa oportunidade e prestigiar o seminário”, frisa o prefeito Julio Ronconi. O evento é gratuito e os participantes receberão certificado.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA