Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Amas de Leite

Quarta, 04 de setembro de 2019


 

Primeiramente vamos entender o que são ‘’amas de leite’’: Primeiro que a tradição da ama de leite começou com a chegada dos colonizadores e as crianças ficavam sob os cuidados delas. Ama de leite é aquela mulher que amamenta outra criança (que não seja a sua) quando a mãe que gerou aquele filho está impossibilitada de amamentá-lo. Normalmente esse cargo era dado para as mulheres escravas que estavam amamentando.

Naquele período era comum o comércio da ama de leite, por meio de anúncios em jornais da época os senhores ofereciam o serviço dessas mulheres e muitas delas eram alugadas. Mas o papel dessas mulheres foi além de amamentarem filhos dos seus senhores.

Elas chegaram a salvar vidas de muitos escravos já adultos com o leite de seus seios. Muitos recebiam o castigo de passarem fome até o fim de suas vidas para que servissem de exemplo para os demais escravos. As mulheres negras que estavam no período de amamentação davam de mamar para esses homens às escondidas fazendo com que eles não morressem de fome com seus senhores queriam.

Nesse período o leite materno salvou muitas vidas. Esse ofício de alimentar os filhos de seus senhores exigia destas mulheres muita dedicação e tempo dessas mulheres, no entanto não era algo que as deixavam feliz, pois muitas tinham que deixar de amamentar sedo os seus filhos e assim perdiam aquele laço materno de mãe e filho.

Clarisse da Costa é poetisa, artesã e cronista em Biguaçu SC

Contato: clarissedacosta81@gmail.com

Fragmento do Livro Guerrilha Negra



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA