Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC


Luiz Carlos Amorim é fundador e Presidente do Grupo Literário A ILHA em SC, que completa 43 anos de atividades literárias e culturais neste ano de 2023, juntamente com a sua revista SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA. Ocupa a Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Mora atualmente em Lisboa. Eleito Personalidade do Ano pela Academia Catarinense de Letras e Artes, pelo livro NAÇÃO POESIA.

Editor das Edições A ILHA, que publicam as revistas SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA,  MIRANDUM (Confraria de Quintana) e ESCRITORES DO BRASIL, além de mais de cem títulos livros de vários géneros, antologias e edições solo.

Editor de conteúdo do portal PROSA, POESIA & CIA., do Grupo Literário A ILHA, em Http://prosapoesiaecia.xpg.com.br

Autor de 35 livros de crônicas, contos,  poemas, infanto-juvenil, história da literatura, três deles publicados no exterior, em inglês, francês, italiano e inglês, além de poemas publicados em outros países como India, Rússia, Espanha, Grécia, Portugal, Espanha, França, Itália, etc.

Colaborador de revistas e jornais no Brasil e exterior – tem trabalhos publicados na Índia, Rússia, Grécia, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Cuba, Argentina, Uruguai, Inglaterra, Espanha, Itália, Cabo Verde e outros, e obras traduzidas para o inglês, espanhol, bengalês, grego, russo, italiano, francês, alemão.

Colaborador de vários jornais e revistas por todo o Brasil e em países de língua portuguesa. Participante, em nome do Grupo Literário A ILHA, do Salão Internacional do Livro de Genebra, na Suiça e da Feira do Livro de Lisboa e Feira do Livro do Porto, em Portugal.

 

 


Veja mais colunas de Luiz Carlos Amorim - Florianópolis/SC

MONUMENTOS LITERÁRIOS

Segunda, 19 de agosto de 2019

 

 

Por Luiz Carlos Amorim – Escritor, editor e revisor – Cadeira 19 da Academia Sulbrasileira de Letras. Fundador e presidente do Grupo Literário A ILHA, que completou 39 anos em 2019. -  Http://lcamorim.blogspot.com.br – http://www.prosapoesiaecia.xpg.com.br  

Está fazendo quase dois anos que o mural de Franklin Cascaes o nosso grande escritor e pesquisador da cultura açoriana e do folclore catarinense foi retratado em painel de 34 metros de altura por 12 metros de largura, na capital catarinense, Florianópolis.

Dá-me orgulho ver que nossos artistas contemporâneos – como aqueles que estão pintando os murais – estão colocando nossos grandes nomes das letras ao alcance dos olhos de toda a gente, para que nos lembremos de que eles existiram, graças a Deus, e que a obra deles está aí, para que a conheçamos e a admiremos, para que a gente volte a lê-la e a divulgá-la, pois é um patrimônio cultural eterno. Precisamos valorizar a obra de nossos grande s escritores, precisamos incentivar a sua leitura, pois sua obra merece ser recriada sempre e sempre.

Depois de nosso Cascaes, o escritor que estabeleceu a magia da Ilha, com suas histórias fantásticas de boitatás, lobisomens, fantasmas, feiticeiras, bruxas e embruxados no cenário da Ilha de Santa Catarina e do mar de Coqueiros, no continente, com suas pedras gigantes brotando do mar, que seriam as bruxas petrificadas, tivemos o nosso poeta Cruz e Sousa. O Grande Cisne Negro, o maior simbolista brasileiro, está com o cisne que o identifica e um seu poema, “Devaneio”, em outro conjunto de murais. Obra monumental, que coloca o maior poeta catarinense à frente de nossos olhos para que busquemos a sua obra e usufruamos dela, para queincentivemos a sua leitura, pois é a obra-prima de um dos maiores poetas brasileiros.

E agora é a vez de Antonieta de Barros. Está a ser concluído mais uma grande obra de arte urbana na parede lateral do Edifício Atlas, na Rua Tenente Silveira Nº 200, em Florianópolis. 
Antonieta de Barros (1901-1952), foi professora, jornalista e escritora e primeira mulher a ser eleita no Brasil: foi deputada estadual entre 1935 e 1937.

Então, para nossa felicidade e orgulho, a capital catarina fica mais bonita, com o painel da nossa querida Antonieta de Barros no Edifício Atlas;  pouco menos de 200 metros dali, ela poderá ‘avistar’ o rosto do poeta Cruz e Sousa (1861-1898), no mural do Museu Histórico de SC, na frente da Praça XV, que foi concluído em junho. Mais adiante um pouquinho, o mural de Franklin Cascaes, o escritor que tornou mágica a nossa Ilha. Nossos grandes nomes guardando a nossa cidade e lembrando que a obra deles, obras-primas, estão aí para que a recriemos, para a gente ler e indicar e, assim, tornar mais vivos esses personagens monumentais.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA