Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Nelci Terezinha Seibel

nseibelterra.com.br

Nelci Terezinha Seibel (Volta ao Mundo)

Membro da Academia Joinvilense de Letras e

da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul


Veja mais colunas de Nelci Terezinha Seibel

Festa do Colono no Rio da Prata

Terça, 16 de julho de 2019

Neste fim de semana – 19 a 21 de julho acontece a 57ª Festa do Colono, na Sociedade Rio da Prata, Pirabeiraba, Joinville. A Sociedade Rio da Prata, fundada em 1946 se sobressai no município, pelo esforço em preservar a cultura e os costumes dos antepassados, que se instalaram naquela região e por isso até hoje muito prestigiada. A abertura da festa será sexta-feira a noite, seguida de jantar com Schwartzauer (sopa preta) e também sopa branca. Campeonato de Tiro Alvo e baile com a banda Estrela de Ouro.  Sábado às 21h haverá o concurso e eleição da rainha e princesas da Festa do Colono 2019, seguido de baile com a já conhecida banda Os Montanari. Toda noite o jantar típico está à disposição dos frequentadores, a 35,00 por pessoa.

 

  

Clique para ampliar
 

 

Rainha, princesas e miss simpatia enfeitam a entrada da Sociedade Rio da Prata

 

Já no domingo as atividades terão início às 10h com a Maratona da Banana, desfile alegórico, almoço e domingueira com o Trio Edelweiss. Às 20h, encerramento com a “colheita” dos produtos coloniais que ornam o teto do salão.

Pesquisa internacional no Museu de Sambaqui 

Além de coletores e consumidores de frutos do mar, os homens dos sambaquis que viviam na Mata Atlântica há mais de cinco mil anos também manejavam e cultivavam vegetais como milho, cará, batata doce e outros tubérculos. Esta é a tese desenvolvida por pesquisadores internacionais da Inglaterra e do Brasil, que poderão colocar Joinville no centro das atenções do campo arqueológico nos próximos dias. Os trabalhos de campo começaram no dia 17 de julho, no Sambaqui Morro do Ouro, ao lado da Ponte do Trabalhador, bairro Guanabara. São dez arqueólogos e vinte estudantes voluntários que trabalharão durante três semanas em uma trincheira de 20m2, até 10 de agosto. Desde 1961 os sítios arqueológicos da região são tombados pela União, como patrimônios históricos e culturais brasileiros.

 

VivaBem comemora posse

 

O VivaBem - Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Joinville e Região, comemora no dia 29 de julho a posse da nova diretoria, para o biênio 2019-2020. O presidente eleito é Guilherme Kulkamp, do restaurante Pizza na Pedra e a 1ª vice-presidente, Ana Luiza Wetzel, diretora do Hotel Tannenhof.

 

 

Férias em Piratuba

 

Estão disponíveis os últimos apartamentos no Piratuba Thermas Park Hotel, com 10% de desconto até 31 de julho, conforme disponibilidade. Tarifas incluem café da manhã, almoço e jantar, além de 2 crianças até 10 anos FREE por apartamento. Festivais Gastronômicos, Recreação diária, Infraestrutura de lazer, Piscinas aquecidas e muito mais! Ligue 49 3553-0000.

 

Salão Náutico Marina Itajaí


Terminou no dia 7 de julho, em Itajaí -SC, a 4ª edição do Salão Náutico Marina Itajaí, que contou com a participação de mais de 80 marcas, sendo considerado o maior evento náutico do Sul do país. Teve recorde de público durante os quatro dias, de 4 a 7 de julho, com 17.400 visitantes. E  o volume total de negócios gerados e prospecções que devem ser efetivados dentro dos próximos meses é estimado em cerca de R$ 50 milhões.

 

 

Clique para ampliar
  

 

Foto: Acioni Cassaniga – Marina Itajaí

 

 

Estrada de Sonhos

  

No último sábado entrei por acaso num canal de TV denominado “Curta” , em que iniciava o filme “Estrada de Sonhos”, produzido por Matheus Von Krüger. Logo percebi que o filme se relacionava às estradas de ferro e às memórias das ferrovias maranhenses, de outrora é claro. Dezenas de pessoas foram entrevistadas, que lamentam o triste desfecho desse meio de transporte. Em pequenos e pacatos vilarejos, o único movimento era o trem e o único som, o apito quando este se aproximava das diminutas estações nos horários costumeiros, servindo até como guia das atividades do cotidiano da população. Ao som do apito, crianças corriam até a estação para ver quem embarcava ou desembarcava, e adultos se achegavam, procurando vender algum produto caseiro aos passageiros. Imagens antigas eram acompanhadas de poemas, simples, lindos e nostálgicos, feitos por adultos, trazendo um aperto no coração de qualquer um.  Me perguntei: como tantos passos em retrocesso que o Brasil vem dando há tantos anos, por questões políticas e de interesse de alguns, deu-se também a construção de rodovias, hoje difíceis de serem mantidas, substituindo as ferrovias. Vilas, cidades e estados estagnaram seu desenvolvimento com o fim das “estradas de sonhos”, como diz o produtor do filme. E quanto perdeu o turismo neste imenso Brasil! Dezenas de estações de trens, pequenas e  grandes, com fileiras de vagões em total decomposição jazem inertes sobre trilhos igualmente  desfeitos pela ferrugem (veja imagens deprimentes abaixo). Fortunas jogadas às traças como se lixo fossem. São milhõooooes desviados de outras necessidades para o povo. Pura tristeza! Quem sabe o atual governo dá início a um programa de recuperação das vias ferroviárias? Nada é impossível...

 

Clique para ampliar
 

 

Clique para ampliar
 

 

 

 



Comente






Conteúdo relacionado



Publicidade


Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2024 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA