Uma tarde que reuniu pessoas com "vocação". Assim pode ser resumido o evento organizado pela equipe de assistência social da Secretaria Municipal de Saúde no auditório do Centro Administrativo Leopoldo Zschoerper.
O 1º Encontro de Cuidadores contou com a presença de mais de 80 cuidadores que dedicam-se diariamente a esta tarefa especial.
A organizadora do evento e assistente social da Secretaria de Saúde, Maria Luisa Keiser Grossl, disse que este primeiro encontro está marcado por olhares que foram e são manifestados nos atendimentos no dia a dia. "Há mais de duzentos familiares que buscam apoio na assistência social da Saúde todos os meses. Observando a situação que cada um se encontra em sua casa ou mesmo no atendimento, a responsabilidade que cada um tem sobre quem necessita de seu carinho, sendo esse carinho para com a esposa companheira de sua vida, com o marido companheiro, para com um filho cadeirante ou acamado, filhos especiais que requerem mais atenção, ou um pai ou uma mãe. Vocês são guerreiros”, disse Maria Luisa.
A troca de experiências foi um dos motivadores para reunir os cuidadores neste encontro e proporcionar palestras que lhes auxiliem no dia a dia.
Antes da programação, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores Peter Alexandre Kneubuehler, que é fisioterapeuta há 26 anos e também já atendeu muitos dos pacientes dos cuidadores presentes ao evento, disse que ser cuidador é uma vocação. “Não é qualquer pessoa que consegue fazer o que vocês fazem. Obrigado em nome de todos aqueles que vocês tem dedicado a vida a cuidar”, disse.
A primeira apresentação da tarde contou com a participação da voluntária da Rede Feminina de Combate ao Câncer e Grupo de Apoio aos Cuidadores de Pessoas com Alzheimer, psicóloga Dra. Elisabeth Becker.
Na sequência, a enfermeira Marcilia Ruthes Olinisky da Secretaria Municipal de Saúde conversou com o público. Finalizando, Luciana Koetzler Grosskopf, com formação de transformação pessoal terapeuta e Positive Coach, levou sua mensagem ao público.
"Nós pensamos em proporcionar uma tarde especial e produtiva para todas estas pessoas que tem uma missão maravilhosa em suas vidas. Ser cuidador é algo muito especial, e temos que sempre dar toda nossa atenção à estas pessoas", finalizou Maria Luisa.