Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

SÃO BENTO TEM "VOCAÇÃO ARTÍSTICA", DESTACA PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO CULTURAL

Segunda, 22 de novembro de 2010

Momentos antes da abertura do Salão de Artes e Artesanato de São Bento do Sul, o presidente da Fundação Cultural conversou com o programa EvoluAção

 

EVOLUÇÃO - Encontramo-nos na Sociedade Desportiva Bandeirantes, com o presidente da Fundação Cultural de São Bento do Sul, por ocasião da tradicional Mostra de Artes, evento agora denominado Salão de Artes de São Bento do Sul. Com certeza é uma satisfação enorme para o senhor abrir um evento como esse.
PEDRO MACHADO DE BITENCOURT - Inicialmente, os nossos cordiais cumprimentos a todos. Claro que é motivo de muita alegria participar de um evento como esse, abrindo este Salão de Artes e Artesanato. Já estamos na décima quinta edição deste evento, que é uma manifestação cultural muito importante na vida de São Bento do Sul. Vários artistas, nos mais variados segmentos, têm a oportunidade de aqui expor o seu trabalho, a sua arte, e assim manifestar sua criatividade.

EVOLUÇÃO - Dando uma olha nos trabalhos, vemos que os nossos artistas não devem nada a ninguém, certo?
PEDRO MACHADO DE BITENCOURT - Com certeza. São Bento do Sul é um município espetacular em todos os aspectos. Sempre salientamos o lado musical, mas temos manifestações em diversos segmentos. Nossos artistas, com certeza, não ficam devendo nada para ninguém. Podemos ver no Salão de Artes que temos obras realmente preciosas que mostram a capacidade técnica do artista são-bentense.

EVOLUÇÃO - Evidentemente que houve um trabalho de triagem para selecionar estas obras?
PEDRO MACHADO DE BITENCOURT - Muitos gostariam de expor. Mas, primeiro, o espaço é pouco. E também devemos seguir determinados critérios.

EVOLUÇÃO - Temos uma novidade neste evento, que é o concurso de fotografia, cujos resultados serão divulgados daqui a pouco. Há quem não considere a fotografia uma arte, mas é impossível negar que trata-se de uma expressão artística, ainda mais retratando as belezas de São Bento do Sul.
PEDRO MACHADO DE BITENCOURT - Em eventos anteriores já tivemos a exposição de fotos. A foto, nós sabemos, é uma reprodução - mas essa reprodução pode ter muitas criações. Às vezes, um ângulo bem posicionado em uma fotografia passa a ser uma novidade - você cria um novo ambiente através da fotografia. A fotografia artística é uma realidade. Esse concurso foi com o objetivo de resgatar aqueles pontos de São Bento do Sul que, por assim dizer, "a gente enxerga mas não vê". O olho crítico do fotógrafo, do artista, pode resgatar aquela paisagem, aquele cenário, aquela pessoa - ou mesmo aquela simples flor em um jardim.
Clique para ampliar
"Temos alguns princípios, mas, claro, tudo depende de recursos. Nos projetos de cunho mais material e físico, estamos com mais dificuldades. Por exemplo, na recuperação do nosso Centro Cultural" (Foto Sandro Glowacki/EvoluAção)
 
EVOLUÇÃO - Conversando com sua equipe da Fundação Cultural, descobrimos que cerca de cinquenta pessoas se inscreveram para o concurso. Quase todas elas fotografaram a Igreja Matriz, mas em ângulos diferentes.

PEDRO MACHADO DE BITENCOURT - Isso mostra que a Igreja Matriz é um ícone para São Bento do Sul. Alguns contestam - "Ah, porque é muito batida..." -, mas realmente o que identifica São Bento é esta igreja. O artista busca dar um outro enfoque a esta consagrada imagem que é a nossa Igreja Matriz.

EVOLUÇÃO - Temos também a presença do grupo "Primeiro Choro", se preparando para abrilhantar este evento. O senhor, como maestro e como presidente da Fundação Cultural, pode dizer que a diversificação musical em São Bento hoje já é um fato?
PEDRO MACHADO DE BITENCOURT - Com toda a certeza. Temos bandas típicas, temos orquestras sinfônicas, orquestras de câmaras, música popular, choro, pagode, música sertaneja, temos música gaúcha. Isso é uma evidência muito clara de que São Bento tem uma vocação artística. Claro, a música é o grande destaque - mas não é só música.

EVOLUÇÃO - O que os nossos leitores e os são-bentenses em geral podem esperar da Fundação Cultural nos
próximos dois anos de governo?
PEDRO MACHADO DE BITENCOURT - Temos alguns princípios, mas, claro, tudo depende de recursos. Nos projetos de cunho mais material e físico, estamos com mais dificuldades. Por exemplo, na recuperação do nosso Centro Cultural. Mas temos alguns objetivos que podemos atingir, mesmo não tendo tantos recursos. Um deles é oportunizar a todos os artistas que se manifestem, seja em qual segmento for. Lembremos do rock, por exemplo, com aquela apresentação de alto gabarito que aconteceu na Univille.

EVOLUÇÃO - O Rock in Concert?
PEDRO MACHADO DE BITENCOURT - O Rock in Concert! Ao mesmo tempo, a Fundação Cultural também deve dar apoio, mesmo que seja pequeno, para que os artistas possam apresentar a sua arte.

EVOLUÇÃO - Agradecemos pela entrevista, presidente. Caso queira deixar algo mais registrado, por favor.
PEDRO MACHADO DE BITENCOURT - Em nome da prefeitura e da Fundação Cultural, queremos agradecer por essa oportunidade de nos manifestarmos. Também queremos manifestar a alegria de abrirmos este Salão de Artes e Artesanato, que mostra a pujança dos nossos artistas



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA