Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Fundação Fritz Müller será responsável por palestra sobre sucessão familiar durante a Expogestão

Terça, 07 de junho de 2011

 

 

 

Joinville - A Fundação Fritz Müller (FFM) participa novamente da Expogestão – Congresso Nacional de Atualização em Gestão e Feira de Produtos e Serviços de Gestão, que ocorre de 7 a 10 de junho. Desta vez, além de estar presente com um estande na feira, a FFM também participará com a realização da palestra de um dos workshops que ocorrem durante o evento.

A professora da Fundação Dom Cabral, Maria Teresa Roscoe, fará a palestra “Desafios das Empresas Familiares”, na qual abordará a questão de como as famílias proprietárias e os profissionais de desenvolvimento podem lidar com os desafios das empresas familiares, potencializando suas forças e preparando as empresas e as famílias proprietárias para o futuro.

A palestra será no dia 08 de junho, das 16h às 17h. Quem já fez a sua inscrição deve retirar o convite no stande da Fundação Fritz Müller, na feira da Expogestão, ou diretamente na sala da palestra alguns minutos antes do início.

A continuidade das empresas familiares por três ou mais gerações é um desafio de quebra de paradigmas. Em dezenas de países existem frases muito parecidas com a brasileira de “pai rico, filho nobre, neto pobre”. No México é comum ouvir: “pai comerciante, filho playboy, neto mendigo”. Na Alemanha se conhece um trocadilho bem pesado: “Erwerben, vererben, verderben”, o que significa: “a primeira geração desenvolve, a segunda herda e a terceira destrói”. Outra frase universal conhecida diz: “pai na coluna empresarial, filho na coluna social e neto na coluna policial”. Se olharmos países, estados e reinados, esse paradigma tem as suas razões. Por outro lado, se conhece dezenas de empresas familiares bem sucedidas na terceira, quarta e até 13ª. geração.  Em Santa Catarina, temos alguns exemplos bem sucedidos de sucessão como à centenária Hering, de Blumenau. No mundo, encontramos a SC Johnson, Oettker, que está na quinta geração e a Kikkoman, na 13ª geração. Os exemplos não são muitos, mas demonstram que é possível ter uma sucessão familiar bem sucedida, desde que sejam estabelecidos parâmetros bem claros de como será a sucessão dos herdeiros bem cedo. Normas, rituais e disciplina são fundamentais.

É necessário aprender a gerenciar conflitos que, se não forem bem administrados, podem gerar rupturas dolorosas na família e, consequentemente, refletirem no negócio. Por isso, muitas empresas familiares de médio e grande porte desaparecem na primeira, na segunda ou na terceira geração. Essas e outras questões serão discutidas pela professora Maria Teresa.

 Fundação

Os cursos e treinamentos oferecidos pela FFM estarão sendo apresentados no estande da fundação, que se caracteriza por ser uma instituição de educação privada, sem fins lucrativos, que tem por missão promover a educação, incluindo o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural. Seu posicionamento estratégico é voltado para a entrega de soluções educacionais, empresariais e continuadas, de alto valor agregado, através de parcerias estratégicas e ofertas de produtos diferenciados, além de profissionais altamente qualificados.

A instituição trabalha hoje em parceria com a Furb, maior universidade do Médio Vale do Itajaí, o Sebrae e a Fundação Dom Cabral (FDC), de Minas Gerais, uma das escolas mais importantes em educação corporativa do Brasil, sediada em Minas Gerais. A FDC subiu da sexta para a quinta posição esse ano entre as 50 mais importantes business schools do mundo, de acordo com o Ranking de Educação 2011, publicado pelo jornal inglês Financial Times. Para se ter uma ideia da evolução da instituição, em 2009 ela classificou-se em 13º lugar.

Um dos treinamentos mais conhecidos oferecido pela Fundação Fritz Müller, em parceria com a FDC, é o Paex – Parceiros para a Excelência. O programa tem por objetivo implementar um modelo de gestão empresarial integrado com aplicação de metodologias focadas em melhoria de competitividade, intercâmbio intensivo com outras empresas e busca de soluções adequadas e flexíveis, além de dividir esforços e otimizar resultados, orientando para o planejamento e gerenciamento dos próprios recursos. O Paex integra mais de 350 empresas de médio porte organizadas entre grupos regionais no Brasil, no Paraguai, no Chile e em Portugal.  Circulam, anualmente, pelos seus programas abertos e fechados cerca de 20 mil executivos.

Além do Paex, a FFM também trabalhar com o Programa de Estrutura Empresarial (PROEEM), voltado para empresas de pequeno e médio porte. O PROEEM tem por objetivo oferecer uma solução de estruturação empresarial que permite a organização e flexibilidade para mudar as regras de negócios de maneira ágil e segura, alinhada a estratégia organizacional. Faz parte desta solução a identificação da motivação para mudança, o levantamento da situação atual dos processos e a identificação dos seus problemas. Após esse diagnóstico, é feita a estruturação empresarial de modo a definir aonde a empresa quer chegar.

Informações sobre outros treinamentos oferecidos pela FFM podem ser obtidas no site www.ffmblu.com.br ou pelo telefone (47) 3340-0566.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA