Ato acontecerá amanhã, sábado, às 19:00
São Bento - Ao soar o sino das 19:00 de amanhã, na Igreja Matriz Puríssimo Coração de Maria, a comunidade católica de São Bento do Sul iniciará a cerimônia de ordenação de mais um sacerdote nascido no município. O diácono Diomar Romaniv, após 11 anos de estudos e intensa preparação espiritual, será ordenado sacerdote pela Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus. Mais de trinta sacerdotes e centenas de fieis deverão acompanhar a cerimônia religiosa, que será presidida pelo bispo diocesano de Joinville, dom Irineu Scherer. Filho de Gregório e Bernadete Romaniv e irmão de Daniele e Dalvan, Diomar será ordenado padre aos 28 anos de idade. O lema escolhido por ele próprio para a sua ordenação, "permanecei no meu amor" (Jo 15,9), revela o sentido desse gesto de dedicação a Deus. "Este é o convite que o Senhor me faz no dia da minha consagração sacerdotal: permanecer para sempre no Seu amor", destaca.
VOTOS
Diácono Diomar, após ter participado como coroinha e vocacionado da paróquia da Igreja Matriz, com acompanhamento do padre Lauro Kuhn, iniciou sua preparação ao sacerdócio em 2000, quando ingressou no Seminário São José de Rio Negrinho. Lá ele fez o propedêutico e concluiu o Ensino Médio. Nos anos 2001 e 2002, estudou em Brusque, onde cursou Filosofia na Faculdade São Luiz. No ano seguinte foi a Barretos/SP, onde fez o postulantado e o noviciado, além de realizar trabalhos pastorais no Hospital do Câncer.
No dia 15 de janeiro de 2005 Diomar professou os primeiros votos de Pobreza, Castidade e Obediência na Igreja São Benedito, em Barretos. Foi designado então a fazer estágio pastoral no Uruguai, onde atuou em capelas, colégio e na revista “Umbrales”. Entre 2007 e 2010, morou no Convento Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté/SP, onde cursou teologia. Nesse período ajudou em diversas atividades pastorais em paróquias, em comunidade que acolhe dependentes químicos e em equipe de casais.
EM JARAGUÁ
Já como frater Diomar, recebeu durante o tempo de Teologia os ministérios de Leitorado em 2007 e acolitado em 2008. Emitiu seus votos perpétuos dia 30 de janeiro de 2010 na paróquia São José de Corupá. Foi ordenado Diácono no dia 31 de janeiro do mesmo ano pela imposição das mãos de Dom Irineu Scherer, bispo diocesano de Joinvile, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Nereu Ramos, em Jaraguá do Sul. Atualmente Diomar reside em Jaraguá do Sul, onde continuará servindo à paróquia São Sebastião.