Melhorias na área central contam também com o projeto da construção da Praça do Contestado.
Porto União - Resgatar a história de Porto União faz parte dos objetivos dos projetos de revitalização da Praça Hercílio Luz e da construção da Praça do Contestado. Os projetos foram apresentados pela arquiteta e urbanista, Eliziane Capeleti, na manhã de quarta-feira, 25, no gabinete, com a presença de secretários e imprensa.
Para o Prefeito Renato Stasiak o trabalho é muito importante principalmente para levar de volta as famílias para as praças da nossa cidade. “Além de resgatar os aspectos históricos de Porto União, queremos fazer com que essa melhoria na área central leve a sociedade a ocupar as praças novamente”, diz.
O projeto teve início com uma parceria entre a Prefeitura e o Centro Universitário de União da Vitória (Uniuv), por meio de um concurso. Várias ideias surgiram e a partir de estudos históricos do município o modelo de arquitetura foi concluído e repassado ao Prefeito Renato. Além de Eliziane, Murilo Passos, também arquiteto, contribuiu na elaboração dos projetos.
Na Praça Hercílio Luz o espaço será ampliado. Os paralelepípedos que compõe todo o piso do local serão reaproveitados na rótula central do Chafariz e vários espaços também serão mantidos. “Criamos uma nova ideia do local. Além de ser maior ele ficará mais iluminado, fazendo com que as pessoas circulem e permaneçam no espaço, contemplando a edificação histórica e percebendo nela a história de Porto União”, explica Eliziane. Outra ideia que se manteve foi a disponibilização de todo o local para comportar a estrutura da Festa do Steinhaeger e do Xixo, que acontece em dezembro, na Praça e na Estação União. Um monumento também será elaborado e nele ficará disposta um pouco da história da praça Hercílio Luz.
Já a Praça do Contestado reporta a história da guerra do Contestado e devido a isso um marco será construído trazendo a tona a história do Capitão Kirk, morto em combate na região durante a guerra. Esse praça ficará entre a Avenida Getúlio Vargas (Porto União) e Prudente de Morais (União da Vitória) no espaço que ficou ocioso desde a abertura da rua que liga Porto União a União da Vitória. O objetivo é construir nesse local uma escadaria, que poderá servir como auditório de futuros espetáculos, além de amplos espaços para as crianças brincarem.
Árvores, grama, bancos, amplos espaços, pisos especiais e rampas de acessibilidade fazem parte do pacote de melhorias nos dois locais. A previsão de investimento é de 400 mil reais na execução desses dois projetos e o prazo de conclusão é para o próximo ano. Para o início da revitalização da Praça Hercílio Luz serão investidos 100 mil reais e o trabalho deve começar no mês de junho.