São Bento - Integrantes do Conselho de Alimentação Escolar (CAE) de São Bento do Sul participaram nesta terça-feira, dia 24, de capacitação promovida pelo CECANE/SC - Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar de Santa Catarina. O mesmo fornece, para diversos municípios, assessoria com relação ao Programa Nacional de Alimentação Escolar por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). São Bento do Sul foi contemplado com o treinamento direcionado aos conselheiros para melhor desenvolver suas atribuições.
O assessoramento foi ministrado pelas nutricionistas Michele Vieira Ebone e Luana Trierveiler Pereira. Na ocasião foram tratados os assuntos relacionados ao controle social, composição e atribuições CAE, cardápio, agricultura familiar, regimento interno do CAE, check list e orientações para visitas as Unidades Escolares, prestação de contas e parecer conclusivo do CAE.
Os conselheiros, depois de estudarem os temas propostos, fizeram visita surpresa na cozinha da Escola Hercílio Malinowsky, no bairro Mato Preto. Segundo a presidente do conselho Simone Sauer Rodrigues da Silva, no local foram verificadas desde a limpeza e organização da cozinha e áreas externas como também a disposição do cardápio, armazenamento e manipulação de alimentos, entre outros. “Nosso objetivo é assegurar que a merenda escolar chegue aos alunos com qualidade e principalmente que seja saudável”, destaca.
Simone diagnosticou, em nome do grupo, que a cozinha e refeição oferecida na unidade visitada está dentro dos padrões exigidos. “Todos os produtos estão dentro do prazo de validade, cardápio está exposto, armazenamento também foi conferido, enfim, o conselho aprovou os procedimentos realizados na unidade”, afirma a presidente.
A visita nas nas Unidades Escolares que recebem do município produtos da Alimentação Escolar adquiridos através do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) é uma das atribuições do conselho. Em São Bento do Sul, as 48 escolas da rede municipal e a Apae, estão enquadradas no programa e podem ser fiscalizadas pelo CAE até duas vezes por ano, sem a necessidade de aviso prévio.
O que é o CAE?
A criação do Conselho de Alimentação Escolar aconteceu no ano de 2.000, desde então o conselho exerce importante função junto as unidades de ensino. O CAE é formado por sete membro titulares e sete suplentes, que representam o poder executivo, pais de alunos, sociedade civil organizada e docentes ou trabalhadores da educação. Em agosto de 2.010 nova comissão foi nomeada, e eleita nova diretoria.
O CAE é um colegiado deliberativo, de acompanhamento, assessoramento e fiscalização. As principais atribuições são acompanhar e fiscalizar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar, prestar contas do referido programa, zelar pela qualidade dos alimentos, condições higiênicas e aceitabilidade dos cardápios, comunicar aos órgãos competentes irregularidades encontradas, fornecer informações sobre a alimentação escolar, sempre que solicitado.