Barcelona, Espanha - Na terça-feira (24), a equipe do Governo do Estado que está em viagem de negócios na Espanha conheceu o Parque Científico de Barcelona, implantado dentro da Universidade de Barcelona há 14 anos. O centro de pesquisas e projetos é uma referência de cooperação entre empresas, universidades e governos de todo o mundo. “É diferente da nossa realidade, mas nessas visitas tentamos retirar as melhores ideias e usar como diretrizes para fomentar a área científica de Santa Catarina”, afirma o governador Raimundo Colombo.
Durante o encontro, o grupo da universidade debateu a cooperação entre a instituição catalã e a catarinense, que poderá ser feita por meio de programas de aprendizado, comitês de trabalho, linhas de financiamento, intercâmbios entre pesquisadores e interação científica em áreas como agroindústria, tecnologia da informação e química. “A exemplo do que vimos ontem, durante a visita ao parque tecnológico de Barcelona, algumas medidas, como linhas de financiamento, serão tomadas para que não se forme somente mão de obra especializada nesse setor, mas profissionais com talento para o empreendedorismo”, explica o governador.
Com mais de 90 mil alunos, a universidade concentra no parque 75 empresas, três unidades de investigação (utilizadas em pesquisas), 36 unidades científicas e nove plataformas tecnológicas. A instituição também promove a participação comunitária com o diálogo científico, onde participam seis mil pessoas por ano. Ao todo, trabalham no Parque Científico de Barcelona 4,5 mil profissionais, sendo alunos, pesquisadores, incubadoras e empresas especializados em química médica, biomedicina, biotecnologia e setores especializados em análises clínicas.
O grupo também esteve na IBM, empresa mundial em tecnologia e computadores, durante cerca de uma hora para ouvir explicações detalhadas sobre o projeto "Smarter Cities". O programa tem o objetivo de desenvolver softwares e soluções para impulsionar ações de sustentabilidade. A IBM possui três escritórios em Santa Catarina e procura outra cidade para implantar a quarta representante.
Diversos setores - A comitiva ainda esteve reunida com empresários do setor da construção civil, saneamento e transportes da Catalunã, que têm interesse em investir em Santa Catarina. As conversas ainda são preliminares. O dia de trabalho da comitiva termina com a visita ao presidente da Generalitat de Cataluña.
Nesta quarta-feira (25), a equipe segue para Genebra, na Suíça, onde visita a Clinique des Grangettes, hospital de referência que irá se instalar em Palhoça. A volta para o Brasil será no dia 27 de maio.