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No Mundo da Lua - Sônia Pillon


Sônia Pillon nasceu em Porto Alegre e há duas décadas reside em Jaraguá do Sul. 

Formada em Jornalismo pela PUC-RS e pós-graduação em Produção de Texto pela Univille.

Atuou como repórter, editora, redatora e assessora de imprensa  no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Por mais de 10 anos atuou no jornal A Notícia.  

Sempre se dedicou à literatura e às ações culturais. É autora de “Crônicas de Maria e outras tantas – Um olhar sobre Jaraguá do Sul” e “Encontro com a paz e outros contos budistas”, com participação em antologias de contos, crônicas e poesias.

Publica no Jornal Evolução, no blog soniapillon.blogspot.com e na fanpage "Sônia Pillon Escritora". 

É Presidente de Honra da Seccional Jaraguá do Sul da Academia de Letras do Brasil de Santa Catarina (ALBSC). Integra o Grupo Gestor do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Mestre Manequinha e o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Jaraguá do Sul.


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Homeschooling é alternativa para educar os filhos?

Sexta, 21 de setembro de 2018

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu no dia 12 de setembro que o ensino domiciliar não é lícito para que pais garantam acesso à educação dos filhos, pela falta de legislação específica. A prática do homeschooling não é novidade nos Estados Unidos, que em 2015 registrava 2 milhões de adeptos. Porém, no Brasil, ensinar os filhos dentro dos limites do lar ainda é motivo de muita polêmica e demandas judiciais.

 

Na maioria dos estados, a opção dos pais em educar crianças e adolescentes esbarra nos tribunais, juntamente com a determinação de que procurem urgentemente uma escola para matriculá-los.

 

Uma das exceções à regra é o Paraná, onde uma família de Maringá foi autorizada a educar os filhos em casa. Contou para a liberação o fato de que os pais são pedagogos e comprovaram conhecimento intelectual e recursos para sediar uma sala de aula no âmbito familiar. Nessa situação específica, as crianças são avaliadas periodicamente pelo Núcleo Regional de Educação de Maringá.

 

Há dois anos, a Associação Nacional de Ensino Domiciliar (Aned) apontava a existência de 3.200 famílias que adotaram esse sistema, e em 2018, esse número pulou para 7.500 famílias, correspondente a 15 mil crianças. Agora cabe à Aned arregaçar as mangas e pressionar os legisladores para que o  sistema de ensino em casa seja regulamentado...

 

Os que defendem a prática do homeschooling listam uma série de vantagens, como o estreitamento de laços entre pais e filhos, ao estudarem e pesquisarem juntos, e que isso possibilita uma educação mais individualizada e afetiva. Questionam a qualidade do que é repassado nos bancos escolares. Há também o temor quanto aos riscos que o ambiente escolar oferece, como falta de segurança, intolerância e violência.

 

Confesso que ao saber do julgamento sobre a versão brasileira para o homeschooling, não tinha opinião formada a respeito, até por desconhecimento. E mesmo depois de pesquisar sobre o tema, ainda pairam perguntas no ar. Será que privar um filho de conviver com a diversidade de raças e de pensamento não o tornaria um ser com dificuldades para se relacionar na vida social, profissional e afetiva? Não  estaríamos o impedindo de cultivar amizades e da  socialização?

 

Por outro lado, se esse sistema funciona bem em outros países, por que não poderia dar certo no Brasil? Conhecemos muito bem as mazelas da educação brasileira, as deficiências curriculares, o baixo aproveitamento, a violência crescente. Nesse contexto, Jaraguá do Sul é um oásis, considerando os investimentos do poder público e os avanços no aprendizado.

 

Acredito que o meio termo conduz ao equilíbrio. A escola tradicional não deve, nem vai acabar, mas entendo que é preciso avaliar as circunstâncias em que aprender em família pode ser benéfico. E que é preciso abrir a mente para novas possibilidades educacionais. E você, leitor, o que pensa sobre o assunto?

 



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