PRF finalizou os números da Operação Proclamação da República
Estado – A Polícia Rodoviária Federal (PRF/SC) encerrou à meia-noite desta terça-feira a Operação Proclamação da República. Nos quatro dias da operação especial, foram registrados 290 acidentes, 155 feridos e 9 mortes. No total, 519 veículos se envolveram em acidentes. De todos os acidentes com morte, três ocorrências chamaram mais atenção. No início da manhã de domingo, dois jovens, o motorista (21 anos) e o passageiro (23 anos) de um automóvel, morreram em uma colisão transversal ocorrida na BR-101 em Sangão quando o veículo no qual eles estavam invadiu a contramão de direção e colidiu com um caminhão que transitava no sentido norte. Também no domingo, porém ao anoitecer, a colisão frontal de dois automóveis na
BR 470, em Apiúna, resultou na morte de uma mulher de 40 anos, motorista de um dos veículos. Sua filha, uma moça de 17 anos, se feriu gravemente e faleceu posteriormente no hospital.
Diversos procedimentos foram realizados pelos policiais em Santa Catarina (Foto Divulgação)
Já no final da manhã de segunda-feira, uma colisão lateral seguida de colisão frontal provocou a morte de um casal, um homem de 27 anos e uma mulher de 20, na BR 101 em Araranguá. Mais uma vez, as colisões frontais e os atropelamentos foram os tipos de acidentes mais letais. Das nove mortes, quatro decorreram de colisões frontais e três de atropelamentos, o que representa 77,77% do total. Intensa fiscalização não foi suficiente para evitar acidentes. Em todo o estado, 3279 veículos foram fiscalizados e 145 retidos. A PRF lavrou 1.114 autos de infração e apreendeu 43 carteiras de motorista. Os radares também foram empregados para fiscalizar o excesso de velocidade durante o feriado prolongado. Somente no trecho sul da BR 101 foram realizados 1.339 flagrantes. A fiscalização da embriaguez ao volante também foi constante no feriadão.
A PRF realizou 449 testes de bafômetro, tendo identificado e retirado de circulação 20 motoristas embriagados. Todos foram autuados, terão que pagar R$ 957,69 de multa e ficarão com o direito de dirigir suspenso por 12 meses. Desse total, quatro condutores, além de multados, foram presos com base na Lei Seca. O último feriado prolongado antes da temporada de verão deu mostras do movimento intenso que deve ser habitual nas rodovias federais de Santa Catarina durante a estação mais quente do ano. Desde o final da manhã de segunda-feira, o fluxo de veículos nas estradas se acentuou, ocorrendo lentidão do trânsito e formação de congestionamentos em alguns pontos, principalmente na BR 101 em Laguna, Palhoça, Balneário Camboriú e Piçarras.