Teste será oferecido gratuitamente pela Astran
São Bento - A Associação de Transporte do Norte Catarinense (Astran), localizada na Rodovia SC-301, nº 889, sala 01, proximidades do trevo de acesso ao bairro Mato Preto, realizará na próxima semana, de segunda a sexta-feira, mais uma etapa do "Programa Despoluir", em São Bento do Sul. Desde o início do ano a Astran realiza este trabalho com seus motoristas associados - e agora convida os demais motoristas da região para efetuarem o teste gratuitamente. Conforme o engenheiro ambiental Boanerges Carneiro Júnior, o objetivo principal do programa é fomentar o desenvolvimento das atividades de transporte e logística, gerando o mínimo de impacto ambiental possível. "Neste caso relacionado mais com a questão do controle de particulados lançados à atmosfera, como também o combate ao aquecimento global através do controle de emissão de gases de efeito estufa", disse Boanerges.
Outro ponto deste tipo de testes é que pode ser diagnosticada previamente a incidência de algum mau funcionamento do motor do caminhão - uma vez que a alteração de emissão dos gases do escapamento aponta tanto para um gasto adicional de combustível como também para a falha de algum componente do motor. Durante este ano, a Astran já realizou três edições do programa, em fevereiro, março e abril. Durante estas edições participaram cerca de duzentos veículos de carga. Dados apontam ainda que 99% dos veículos testados estão dentro do índice estabelecido pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
VINTE MINUTOS
O teste dura aproximadamente vinte minutos e é realizado pelo técnico do programa. Basicamente o teste consiste na passagem dos gases provenientes do cano de escape do caminhão por sensores de um equipamento, o que possibilita a leitura qualitativa destes gases. Os caminhões que são aprovados recebem um certificado outorgado pela Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística de Santa Catarina (Fetrancesc), com validade de quatro meses. Caso o veículo apresente alguma anormalidade, o motorista recebe um diagnóstico sobre as possíveis causas do excesso de opacidade, além da orientação de procurar uma oficina especializada. Logo após a manutenção o motorista deve reagendar o teste na Astran, para receber seu certificado.
Em alguns Estados como São Paulo, órgãos fiscalizadores, já exigem a apresentação do certificado - caso o motorista não possua está sujeito a multa. A infração é considerada grave, podendo ocorrer até a retenção do veículo. A Associação de Transporte do Norte Catarinense - Astran, abre o convite para todos os motoristas da Região para que utilize deste serviço, que é inteiramente gratuito. Os motoristas interessados em realizar o teste devem ir até a sede da Astran, localizada na Rodovia SC 301, nº 889, sala 01, em São Bento do Sul, próximo ao Trevo do Mato Preto. O teste é gratuito para todos os caminhoneiros, sócios da associação ou não. Informações podem ser requisitas pelo fone 3626-7193.