Nome: Aldair Wengerkiewicz Muncinelli.
Data de nascimento: 30 de dezembro de l945, em Porto União/SC;
Estado civil: Casada com o advogado Odilon Muncinelli
Filhos: primogênito Gianfranco Muncinelli (40), casado com Andreia, tem um filho - Cícero Domenico; caçula Giorgio Muncinelli (36), primeiro casamento com Marcia, tem um filho - Enzo Luigi, e hoje, com Flavia, tem o filho Pietro.
Profissão: Professora, hoje aposentada Formação Superior (curso de Pedagogia).
Olhos: azuis
Cabelos: quase todos grisalhos
Altura: 1,73 m.
Ao amigo Pedro Alberto Skiba minha admiração, apreço e gratidão por todo o apoio recebido ao longo dos anos; à equipe do jornal Evolução, luz e sabedoria, ao povo ordeiro e trabalhador de São Bento do Sul, meus respeitos. Como educadora há mais de 40 anos, sonho com a qualidade da educação em família e nas nossas escolas (Foto Divulgação)
Participação comunitária: Sócia fundadora da Apae e da Apadaf de Porto União. Fui secretária da Sociedade de Amparo aos Necessitados. Hoje presto trabalho voluntário, quarta feira à tarde, no Albergue Onofre Brittes, em União da Vitória. Participo do projeto Escola de Pais da rede pública municipal de União da Vitória e faço palestras aos alunos das escolas da rede pública estadual de União da Vitória. Quando solicitado, faço capacitação dos professores sempre voluntariamente.
Como você faz para manter viva a paixão no seu relacionamento? Quando existe amor tudo fica mais fácil. Com 42 anos de casados, com uma família constituída, com um homem culto e inteligente - aberto a todo tipo de conversação, com a cumplicidade desenvolvida ao longo dos anos, a dependência mútua mantém vivo o amor no relacionamento.
O que você fez que não faria novamente? Na maturidade que desenvolvi ao longo dos anos, talvez procuraria ser menos impulsiva.
Um momento inesquecível: Vários na mocidade, meu casamento,nascimento dos meus filhos, dos meus netos, fatos importantes na minha profissão...
Um mico: Dentre os micos, ressalvo um da juventude, na época do Colégio Santos Anjos. Numa missa dominical, quando estávamos todas uniformizadas, fui com bobes e lenço branco na cabeça. A Irmã Gratiela mandou retirar o lenço e colocar o véu branco (ainda era época de véu na cabeça) por cima dos bobes; me senti muito envergonhada, mas ordens eram ordens e obedecíamos.
Objeto de desejo: uma vasta e bem provida biblioteca.
Não consigo viver sem... minha família.
Para dormir... pijama.
Que lugar gostaria de conhecer? Talvez a Itália.
Qual o verdadeiro sentido da amizade? A amizade é uma das coisas mais bonitas e raras nos nossos dias. A amizade nos faz bons, dóceis, compreensivos, tolerantes e amorosos com quem merece. Ter um amigo de verdade é possuir um tesouro.
Praias, campo, cidade? O campo nos cativa e nos coloca mais perto da criação de Deus.
Coração, razão ou emoção? A vida exige a razão mas, às vezes, deixar a emoção rolar é ótimo.
Um medo: de temporal.
Gato, cachorro, pássaro ou bicho de pelúcia? Cachorro ainda é o melhor amigo do homem.
Pena de morte, contra ou a favor? Contra.
A que você atribui a ascensão e a independência da mulher nos últimos tempos? A mulher continua buscando seu espaço e o grande impulso é sua dedicação ao estudo e a sua capacidade de enfrentar todo tipo de trabalho.
A mulher ainda continua sendo a principal rival dela mesma? A mulher está um pouco mais segura do seu valor, da sua capacidade e competência por isso; melhorou um pouco a inveja que sente da outra mulher. Quando ela entender que deve ir à luta com coragem, terá segurança e apoiará a outra mulher que deixará de lhe fazer sombra.
Vale a pena ser romântica ou os tempos são outros? Os tempos são outros mas o romantismo ainda é maravilhoso; a vida sem sonhos perde seu colorido.
Três coisas de que gosta: dançar, reuniões em família e jogo de canastra.
Três que detesta: violência, vícios e drogas.
Crença: Espírita.
Dúvida: quanto ao rumo da educação no Brasil, infelizmente.
Um livro: "O Futuro da Humanidade", de Augusto Cury.
Uma música: "Carinhoso".
Um filme: "Nosso Lar".
Um momento: A benção nupcial.
Uma perda sentida: meu pai, minha mãe e meus irmãos
Juventude: Um tempo maravilhoso de vivência sadia, grandes sonhos e momentos inesquecíveis.
Futuro: Um grande desejo de retomada de valores.
Um ídolo: Jesus Cristo
Um prato: Uma sopa de capeletti.
Hobby: Leitura de um bom livro.
Bebida: Água tônica com suco de limão.
Ator/Atriz: Tony Ramos.
Cantor: Benito de Paula
Perfume: não uso.
O que falta em Porto União? Faltam muitas coisas.
Uma pessoa que admira e respeita na comunidade: A integridade e trabalho sério dos meus filhos.
***********************************************************
Dona cegonha
Ela é linda e o bebê, com certeza, não será menos. "Oi Pedro, o bebê completa 40 semanas no dia 25 de maio (bem no dia do meu aniversário), mas a médica acha que ele nasce no dia 17 de maio, por causa da mudança da lua. Então, data provável do nascimento: em maio. Estou esperando um menino. O nome do bebê é Theo. O nome do pai é Arthur. Vamos morar em Curitiba".
***********************************************************
Reunião Alvi
No sábado tive a oportunidade de participar, me reintegrar e rever os confrades da Academia de Letras de União da Vitória, sob a presidência do professor Raulino Bortolini. Quanta produção, quanto trabalho literário, quanta motivação. Na ocasião, duas gratas surpresas. O poeta popular Silvestre Marcon falou de seus quatro livros, todos escritos em versos, contando histórias do Contestado e de Porto União. Na sequência, o jornalista, professor universitário, escritor e historiador Fernando Tokarski falou da sua última obra, "O Tamboreiro de Pedras Brancas", prefaciado pelo escritor Enéas Athanázio. Foi considerado pela Academia Catarinense de Letras o melhor livro de contos do ano. O prefaciador também denominou Fernando de "o cronista da erva mate".
***********************************************************
Sessão Solene
Para integrar as comemorações do centenário de Canoinhas em setembro próximo, a Alvi foi convidada para realizar uma Sessão Solene no Município.
***********************************************************
Novos acadêmicos
Roberto Domit de Oliveira, Aloísio Witiuk e Maria Rosa Gaiovicz serão os novos ocupantes de cadeiras na Alvi, com posse no dia 25 de junho.
***********************************************************
Prezado Pedro Skiba,
Escrevo para agradecer a delicadeza em sua coluna sobre a gravidez da Carolina. Em tempos conturbados, o senhor consegue aliar seriedade, cultura e gentilezas em suas publicações.
Abraços,
Daniel J. Coutinho
***********************************************************
Inconteste
***********************************************************
Festa polonesa
Acontece neste final de semana mais uma edição da já tradicional Festa Polonesa. A partir das 15:00 de hoje, venda de cucas. Amanhã, sábado, a partir das 9:00. No domingo 22, Missa Festiva às 9:30, e, após quebra do gelo, almoço típico a partir das 11:30, apresentações de grupos folclóricos e outras atrações. Local: Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Oxford.
***********************************************************
Polônia celebra data nacional e homenageia João Paulo II
Um coquetel, realizado no Memorial de Curitiba, dia 10, terça-feira, lembrou a Data Nacional da Polônia e marcou também a abertura de interessante exposição de fotografias sobre o Papa polonês João Paulo II, em suas andanças por países dos quatro cantos do mundo. Os Hinos Nacionais do Brasil e da Polônia foram cantados pelo Coral João Paulo II. A cônsul-geral Dorota Joanna Barys, que recebeu os convidados, discursou, lembrando ser o mês de maio repleto de datas muito caras aos poloneses, ou seja, Dia da Constitutição, Dia das Comunidades Polonesas no Mundo e Dia da Bandeira Nacional. Em sua fala, Dorota ainda se referiu a Karol Woytilla, o Papa João Paulo II, cuja beatificação ocorreu há poucos dias, retratado na exposição de fotos aberta ao público no local. Para a cônsul, essa é uma oportunidade a mais para lembrar aquele que é orgulho dos poloneses e exemplo de amor à paz para toda a humanidade.
***********************************************************
Cacos da Mata no Parque Ibirapuera
Algumas obras da Cacos da Mata estarão expostas na festa Viva a Mata 2011, comemorativa aos 25 anos da Fundação SOS Mata Atlântica, no parque do Ibirapuera, em São Paulo, nos dias 20, 21 e 22 de maio, no parque do Ibirapuera, das 9:00 as 18:00. Vale a pena prestigiar o talento de Paulo Tajes Lindner.
***********************************************************
"A mulher foi feita da costela do homem e não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior... E sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada"
(Provérbio Judaico)