Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Comitiva catarinense conhece sistema eficiente de coleta de resíduos sólidos em Portugal

Quinta, 19 de maio de 2011



Porto, Portugal ) - No quarto dia de viagem para prospecção de negócios para o Estado, na Europa, a comitiva catarinense conheceu em Porto, Portugal, um sistema de coleta de resíduos sólidos baseado em conceitos ecologicamente corretos. A empresa TNL tem interesse em investir em Santa Catarina, tanto na construção de uma indústria de equipamentos usados na coleta quanto implantar o sistema no Estado. “É simples, eficiente e contribui para o meio ambiente e a qualidade de vida da população urbana”, declarou o governador Raimundo Colombo, durante a visita na quarta-feira (18).

O sistema foi instalado na cidade portuguesa em 2004 e hoje abrange 40% de todo o recolhimento de resíduos domésticos. Os equipamentos consistem basicamente em contentores que ficam sob a terra, acondicionados a uma lixeira que restringe o acesso a parte inferior. O sistema evita a proliferação de animais, o mal cheiro, além de melhorar a limpeza em torno do local. Para retirar o material que fica no contentor, é usado um caminhão com equipamentos hidráulicos.

Além de Portugal, a TNL está presente na Espanha, Italia e nos Emirados Árabes, onde também possui uma unidade produtora de equipamentos. Agora, a empresa busca Santa Catarina para investir. “O Estado tem uma ligação com o turismo, a indústria e o meio ambiente. Também possui um perfil pioneiro. Isso nos faz acreditar que será uma refefência para os outros Estados”, afirmou o presidente da TNL, Nuno Antônio Silva Lopes.

Após conhecer os equipamentos na rua, o governador Raimundo Colombo conversou com os representantes da empresa para se colocar à disposição e agilizar o investimento no Estado. “Porto é um exemplo no recolhimento e no tratamento dos resíduos produzidos diariamente pela população e isso poderá ser aplicado no Estado. Estamos nos colocando como parceiros para apresentar essa ideia aos municípios e levar mais esse empreendimento para Santa Catarina”, afirmou o governador.

A implantação dos equipamentos nos municípios poderá ser feito por meio até de Parcerias Público Privadas (PPPs). Após o encontro, parte da comitiva seguiu para uma indústria de beneficiamento de resíduos sólidos que é comandada por um consórcio de oito municípios da região de Porto. De todo o material coletado nas cidades, apenas 7% vai para no aterro sanitário, o demais é reaproveitado como matéria-prima.

Ainda em Portugal – Comandados pelo governador Raimundo Colombo, a comitiva catarinense ainda se reuniu com a empresa Ecodeal, responsável por tratamento de resíduos sólidos. Também na pauta da visita a Portugal estava a apresentação da empresa Monolite, que mostrou uma tecnologia usada na construção civil em Portugal , na Alemanha, na Itália, na França e na Inglaterra. Consiste na utilização de paineis de laje, em uma placa de poliestileno expandido de grande dimensão e por duas redes de aço leve de alta resistência. 

A comitiva catarinense na Alemanha é composta pelo governador Raimundo Colombo, pelos secretários de Assuntos Internacionais, Alexandre Fernandes; de Assuntos Estratégicos, Paulo Cesar da Costa; da Casa Civil, Antônio Ceron; pelo presidente da SC Parcerias, Ênio Branco; e pelos deputados Elizeu Matos e Antônio Aguiar. Também acompanham jornalistas e o presidente da Associação Empresarial de Lages (Acil), Roberto Amaral. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA