Brasília - O secretário do Planejamento, Filipe Mello, participou na manhã de terça-feira (17), em Brasília, da reunião de diretoria do Conselho Nacional de Secretários de Estado do Planejamento (Conseplan). Ficou denifido um encontro com a ministra do Planejamento, Mirian Belchior, dentro de 20 dias, para tratar de que forma o Governo Federal pode realizar um complemento financeiro aos estados que não conseguirem fazer frente com recursos próprios para o pagamento do piso salarial nacional dos professores. Em Santa Catarina, o impacto é de aproximadamente R$ 1 bilhão por ano na folha da Secretaria de Estado da Educação.
Também ficaram definidos encontros do Conseplan em cada uma das cinco regiões do Brasil. Florianópolis irá sediar a reunião da região Sul, nos dias 16 e 17 de junho. Os encontros iniciam nos dias 30 e 31 de maio, por Fortaleza, e seguem nos dias 2 e 3 de junho, em Brasília. Depois acontecem em Manaus, nos dias 6 e 7 de junho, e no Rio de Janeiro nos dias 16 e 17 do mesmo mês.
Também foi pauta do encontro a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2012/2015 e a integração ao plano concernente ao Governo Federal. “Na reunião que acontecerá em Florianópolis, vamos tratar de assuntos de interesse e integração regional, entre outros, o término da obra de duplicação do trecho sul da BR-101”, completou o secretário.
No mês passado, Filipe Mello foi eleito vice-presidente do Conseplan, que é presidido pelo secretário do Planejamento da Bahia, José Eduardo Ribeiro, que coordenou a reunião em Brasília.
O Conseplan foi criado em 2006, durante a realização do 28º Fórum Nacional de Secretários do Planejamento, e constitui uma associação civil sem fins lucrativos, com sede em Brasília.
Entre os objetivos do Conseplan estão o de funcionar como um órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses das Secretarias do Planejamento dos Estados e do Distrito Federal; participar da formulação e implementação das políticas nacionais do planejamento público e propor políticas públicas no âmbito de atuação dos governos federal, estaduais e municipais e do Distrito Federal.
Também estavam presentes na reunião o secretário do Planejamento do Distrito Federal, Edson Ronaldo Nascimento, o diretor de Planejamento da SPG, Norton Flores Bopré, e representantes dos demais estados da federação.