Nelci Terezinha Seibel (Volta ao Mundo)
Membro da Academia Joinvilense de Letras e
da Academia de Letras e Artes de São Francisco do Sul
Abriu nessa quinta-feira a 72ª edição da Festa das Flores de Joinville, que se estenderá até o dia 16. O evento acontece no Megacentro Witich Freitag, Expoville, e tem como tema a Biodiversidade. A Exposição Internacional de Orquídeas terá novo formato, com utilização de recursos audiovisuais, iluminação e outros, além de climatização. Apresentações artísticas e culturais, atividades de conscientização ecológica, Praça Gastronômica, Feira Jardim, Casa e Lazer completam os atrativos. A entrada é franca.
Trem do Fim do Mundo
Ushuaia, na província argentina da Patagônia, tem inúmeras atrações durante todo o ano. Neve, esportes de inverno, observação de animais, festivais de música, gastronomia de primeira qualidade e bons hotéis levam ao destino milhares de turistas de todos os continentes, principalmente do Brasil. Um dos passeios imperdíveis é o Trem do Fim do Mundo, uma aventura inigualável com visões maravilhosas de antigas florestas, turfeiras, rios e a reconstrução de um assentamento nativo. Começa na Estação do Fim do Mundo - a 8 km de Ushuaia - de onde o trem partia, há cem anos, levando presidiários para o corte de lenha que abastecia a população. O trem faz uma parada na Cascata Macarena e depois atravessa o Parque Nacional da Terra do Fogo.
Abav 2010
A Abav 2010- Feira das Américas mais uma vez foi positiva nos números de expositores e visitantes, além de excelentes palestras nas plenárias e seminários. Contudo, houve também críticas. Os participantes estão cansados de se dirigir até o RioCentro, pela distância do Centro do Rio, dependendo de um sistema de transporte falho durante o evento. O que mais desagradou foi a falta de orientação interna, a sinalização precária e a ausência de informações precisas, no diversos pavilhões. O trade brasileiro e do exterior aguarda novas providências por parte da Abav Nacional, para a próxima edição, em 2011.
Litoral do Paraná
São 58 empreendimentos do litoral paranaense que aderiram à iniciativa e programaram redução de valores, que vão de 5% a 50%, em seus produtos e serviços, para o período da baixa temporada, através do Passaporte Litoral do Paraná, lançado no dia 28 de outubro, em Paranaguá. A novidade foi criada com a ideia de se ter um documento que permita ao turista conhecer belezas e atrativos do Litoral, com bons descontos. Fazem parte os segmentos do turismo de aventura, ecoturismo, turismo cultural, turismo gastronômico, religioso, náutico, de pesca, de negócios e eventos e turismo de lazer sol e praia, dos sete Municípios do Litoral paranaense.
Baleias no Sul
A demanda crescente de observadores de baleias francas no sul de Santa Catarina motivou a empresa Turismo Vida Sol e Mar, de Imbituba, a adquirir uma nova embarcação, com tecnologia de ponta e capacidade para 53 passageiros. O barco, batizado de "Baleia Franca III", foi fabricado pela empresa Sail Máster, de Forquilhinhas, São José/SC.
Mais turistas
A partir de dezembro, a Buquebus, empresa que realiza transporte fluvial e terrestre entre o Uruguai e Argentina, iniciará o transporte aéreo de turistas para Santa Catarina. Serão voos entre Montevidéu e Florianópolis, e Buenos Aires/Florianópolis, com escala em Montevidéu.