Programa inicia na Oxford Porcelanas para atender funcionários
São Bento - As drogas são consideradas um problema de saúde pública. Afetam todas as classes sociais e as consequências são desastrosas tanto para o usuário quanto para as pessoas próximas a ele. Com a preocupação de orientar os funcionários e facilitar o acesso a informações sobre o tema, a Oxford Porcelanas levou o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) para dentro da empresa.
Com horários alternativos, as palestras são ministradas pelos policiais militares Danilo Reni Gonçalves e Saulo Rodrigo de Freitas, atendendo diferentes turnos. "Somos a primeira empresa da cidade a viabilizar o Proerd para os funcionários. Esperamos estar contribuindo com a orientação cada vez maior dos adultos, mesmo para aqueles que não têm filhos. Afinal, este problema pode afetar um amigo ou um membro da família", salienta o diretor industrial da Oxford Porcelanas, Antônio Marcos Schroth.
FORMATURA
Durante cinco encontros, com duração de duas horas cada, os policiais militares abordam fatores de risco e de proteção, incentivando os pais a acompanhar cada vez mais de perto a vida dos filhos. "A prevenção acontece dentro de casa. O diálogo e o monitoramento são muito importantes para melhorar o relacionamento, aumentar a união da família e a resistência às drogas", avalia o soldado Danilo. Após o término do curso, os funcionários participarão de uma cerimônia de formatura para a entrega de certificados com a presença de autoridades civis e militares.
Cerca de cento e vinte profissionais de diferentes setores estão participando da programação. Antes do período de inscrições, a coordenadora de planejamento de recursos humanos, Michaela Weiss Gschwendtner, fez uma palestra de sensibilização sobre o tema junto aos gestores. O mascote do programa, o leão Dare, também esteve na empresa para incentivar os funcionários a participar.