Evento do dia 25 visa a incentivar o maior número possível de pessoas praticando atividades físicas
São Bento/Ciego de Ávila (CUB) - Governo são-bentense e Serviço Social do Comércio (Sesc) realizam no próximo dia 25 o Dia do Desafio. O evento acontece pela segunda vez na cidade e visa a incentivar o maior número possível de pessoas a praticarem atividades físicas. Na primeira edição, realizada em 2010, o evento reuniu 22 mil pessoas, segundo a Assessoria de Imprensa da prefeitura. Agora a meta é ultrapassar as 40 mil pessoas envolvidas. O Dia do Desafio foi criado no Canadá e vem sendo difundido em todo o mundo. Realizada anualmente, a disputa propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, durante quinze minutos consecutivos, qualquer tipo de exercício físico.
Pessoas de diversos pontos do município podem participar, incluindo empresas, escolas, universidades, além de espaços ao ar livre, como praças e terminais urbanos de passageiros. Neste ano, a intenção é inserir nas programações o incentivo ao cuidado com o meio ambiente -para isso será montada uma ação de plantio de mudas nativas, em um local ainda a ser definido pelo Departamento de Meio Ambiente. Outra novidade que está em estudo é a realização de uma caminhada pelo Centro da cidade. "Com isso queremos mostrar à nossa gente a importância da atividade física na saúde da pessoa", diz o prefeito Magno Bollmann.
PROMISSORA
Durante o Dia do Desafio, diferentes cidades se enfrentam simbolicamente para ver quem consegue incluir mais pessoas praticando atividades físicas. Neste ano, São Bento do Sul terá como concorrente a cidade cubana de Ciego de Ávila, situada na região central da ilha caribenha, capital de uma província com o mesmo nome. Embora considerada uma cidade moderna - para os padrões cubanos -, Ciego de Ávila conta com arquitetura colonial em sua região mais interiorana. A arquitetura histórica da cidade também está presente no Teatro Principal, um dos melhores do país. Com quase 110 mil habitantes, a cidade é considerada um dos mais promissores destinos turísticos da ilha. No ano passado, São Bento concorreu com a cidade mexicana de Palenque. Para se ter uma ideia, em 2011, de acordo com a Fundação Municipal de Desportos (FMD), São Bento do Sul conseguiu mobilizar 29,13% da população, enquanto Palenque movimentou apenas 1,53%.