Turmas do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I foram a Quatro Barras, no Paraná
São Bento/Quatro Barras-PR - Um dia divertido, animado, de muito sol, atividade física e conhecimento. Assim pode ser definido o passeio que trinta e cinco alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I fizeram, na semana passada, à cidade paranaense de Quatro Barras. As crianças foram à Reserva Ambiental Serelepe, um parque de preservação que possui o primeiro borboletário do Estado do Paraná. Foram dois os intuitos do passeio. Num primeiro momento, atender à turma do 2º ano, que está realizando um amplo projeto tratando justamente sobre borboletas; numa segunda etapa, trazer para a prática o que os alunos do primeiro ano aprendem em sala de aula, já que parte do conteúdo do seu material didático versa justamente sobre animais e natureza. O local da visita é tão procurado que é necessário agendar com antecedência a visita.
Além das crianças, quatro professoras acompanharam o grupo, entre elas a coordenadora do setor no colégio, professora Viviane Cielusinski de Moraes. Ela garante que o dia foi de muita diversão, mas também de muita atividade. "Já na chegada à reserva fomos recepcionados por um trenzinho, bem na entrada, que nos levou até a sede. De cara, já no caminho, as crianças já foram tendo lições sobre a fauna e a flora do lugar. Já começamos muito bem!", comentou a professora Viviane. Vários monitores da Reserva Serelepe acompanharam as crianças e professoras o tempo todo, garantindo atividades variadas e empolgantes o dia todo.
Depois do passeio de trenzinho, as crianças foram levadas a um anfiteatro e assistiram a uma peça de teatro de marionetes que explicava de uma maneira bastante didática e acessível o ciclo de vida das borboletas. "Podemos notar que foi uma peça muito bem pensada, planejada e extremamente bem executada. Foi muito acessível para as crianças, e todas conseguiram entender bem o que lhes foi passado", contou a coordenadora. Após o teatro de marionetes, as crianças foram visitar o local onde ficam os casulos de borboletas e o viveiro onde elas, já em fase adulta, vivem.
MEMÓRIA
Após o almoço, servido na própria reserva, as crianças visitaram na parte da tarde o minhocário, uma colmeia de abelhas, sempre com a presença de monitoras explicando detalhes das vidas desses animais. As crianças visitaram ainda um espaço dedicado à preservação da memória dos povos indígenas do Paraná - uma monitora falou sobre os nativos das terras paranaenses. Um dos pontos máximos do dia foi o passeio pela "trilha sensitiva". Trata-se de um passeio feito por uma trilha, no meio da mata. Ao longo da trilha uma corda serve de guia para os trilheiros. De tanto em tanto uma espécie de bacia feita de barro contém água, terra, pedras, folhas, e as crianças, de olhos vendados, devem tocar esses materiais para provocar seus sentidos, o que termina por estimular ainda mais o dia de contato com a natureza que tiveram.
Por fim, a coordenadora Viviane avaliou como "extremamente produtiva" a viagem. "Foi um dia bastante corrido, não conseguimos aproveitar 100% do que a reserva pode oferecer, porque são muitas atividades! Mas conseguimos atingir nosso objetivo, pedagogicamente falando, que era trazer para a prática o que as crianças aprendem em sala de aula. De todas as viagens que já fiz pela escola, levando crianças para os mais variados lugares, essa foi, de longe, a mais produtiva de todas".