Rio Negrinho - Desde terça-feira, dia 10, o prefeito Osni José Schroeder está na capital federal participando da 14ª Marcha de Prefeitos, evento que recebe este ano em torno de quatro mil prefeitos de todo o país tratando de assuntos de interesse dos municípios. Em assessoria aos mandatários municipais, estão os secretários da Saúde, Gelásio Onofre de Castilho, e de Infraestrutura, Wilson Luiz Veiss.
No primeiro dia do congresso, foram tratados assuntos relativos à educação, saúde, finanças municipais, contabilidade pública, meio ambiente e desenvolvimento urbano, sendo que o assunto mais debatido foi sobre a arrecadação municipal através do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), em que vários municípios sentem a queda de arrecadação, enquanto na visão federal, houve uns crescimentos dos valores.
O ponto alto do primeiro dia do encontro foi a presença da presidenta Dilma Rousself no encerramento das atividades da terça-feira. A presidenta discursou garantindo mais agilidade no repasse de verbas aos municípios, o que enquadra Rio Negrinho, pois existem várias obras em Rio Negrinho que não se realizaram ainda em função do atraso destes repasses.
Nos intervalos possíveis, o prefeito, juntamente com seus secretários, visitou alguns ministérios fazendo a verificação do andamento de alguns projetos do município.
No Ministério das Cidades tratou-se do pagamento de um saldo das obras da Rua Martinho João de Souza, da liberação de parcelas da Nilo Saldanha Franco e da regularização fundiária nos bairros São Pedro/Colônia Miranda e na Vista Alegre.
No Ministério da Saúde, o assunto foi a construção do Posto de Saúde da Morada do Sol, que é justamente uma das obras que ainda não foi iniciada por falta da liberação da verba para licitação. Os técnicos acreditam que no máximo em dois meses a obra poderá entrar em processo licitatório.
Na quarta-feira, dia 11 de maio, a visita foi à Câmara dos Deputados. A comitiva foi recebida pelo Deputado Mauro Mariani. O prefeito Osni entregou várias reivindicações na área do turismo, saúde, esportes e infraestrutura. O deputado confirmou ao representante do executivo a disposição de se empenhar na liberação de verbas relativas ao assunto. Igualmente, o prefeito solicitou a intervenção do deputado na questão da construção do prédio do INSS em Rio Negrinho que sofreu interrupção por alguma situação criada pela área federal.
Na quinta-feira, dia 12 de maio, foram feitas visitas a alguns órgãos federais para tratar de assuntos na área da educação e de infraestrutura.