Florianópolis - A Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) deverá investir R$ 1,08 bilhão, nos próximos quatro anos, na ampliação de redes, obras e eficiência energética. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, Antonio Marcos Gavazzoni, na quinta-feira (12), durante reunião com o governador Raimundo Colombo e a diretoria executiva da companhia. O encontro teve o objetivo de apresentar um diagnóstico da situação atual, desafios e metas da empresa.
Em sua primeira visita à Celesc desde a eleição, o governador, que já foi presidente da Empresa, conversou com os empregados no auditório e por meio de videoconferências às 16 agências regionais. Aos “celesquianos”, Colombo disse que a Celesc é motivo de orgulho para os catarinenses, fundamental para o desenvolvimento do Estado. “Defendo uma Celesc pública – o que nos traz mais responsabilidades – e acredito que a primeira conquista da Empresa é a retomada da harmonia interna, e a segunda é a eficiência na gestão, pois precisamos de resultados”, disse. Destacou ainda a agilidade da Celesc no atendimento de grandes empreendimentos no Estado e lembrou que, embora o contexto não seja de crise econômica, é de crise ética, de princípios e valores. O governador se referiu ao programa Jovens Aprendizes, que emprega jovens em situação de risco, e à ação Energia do Bem, que substitui equipamentos elétricos em hospitais e residências e gera economia nas faturas de energia.
Na sequência, o governador participou de reunião com a diretoria executiva da Celesc Holding, Geração e Distribuição, na qual teve acesso a um panorama atual da Empresa, ações já realizadas e desafios futuros. “O que vejo na Celesc é um trabalho de muita qualidade técnica, excelentes resultados e possibilidades de novas estratégias, especialmente na área de geração.”
O governador elogiou a organização e o detalhamento dos diagnósticos e metas, com destaque para o plano de investimentos da Distribuição e as possibilidades de capitalização do parque próprio da Geração. O presidente Gavazzoni informou ao governador que os dados sobre investimentos em obras e ampliações serão socializados com prefeituras e associações empresariais de todas as regiões “Por meio dessa interação teremos um alto grau de segurança e de resposta que nos dará respaldo social nas decisões técnicas”, disse. Resultados já alcançados na cobrança de inadimplência, redução de custeio e gestão de estoques também foram socializados com o governador.
Gavazzoni, disse que “o sucesso da Celesc é questão de tempo”, e registrou que a cada ação empreendida se abrem outras inúmeras, todas norteadas por metas e indicadores. O presidente relatou que tem participado de reuniões com empregados, em eventos e nas regionais. “Estamos aprendendo muito, inclusive sobre o que não devemos fazer. Queremos ter indicadores ainda melhores que os da empresa de referência da Aneel e manter acesa a luz dessa empresa grandiosa”, completou.