Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

Enfermagem é tema de encontro especial na Uniguaçu

Sexta, 13 de maio de 2011

 

Semana onde o profissional é lembrado ganha evento especial na instituição

 União da Vitória - Profissionais da Fundação de Saúde de União da Vitória (FUSA) participam nesta semana de um evento especial. Trata-se do Encontro de Enfermagem 2011, evento que neste ano terá enfoque na Renovação à Vida. O encontro é organizado pela coordenação e acadêmicos do sétimo período do curso de Enfermagem da Uniguaçu e acontece até sexta-feira, 13.

O programa do evento é extenso e prevê a realização de palestras e minicursos nos períodos da manhã e noite.

 Programação - Dia 12

8 horas

Doação de órgãos

10 horas

Simulação de Acidente de Trânsito (no estacionamento do Edifício Francisco Cleve)

 

Exame Preventivo será realizado nas áreas rurais do município 

 Mulheres moradoras das áreas rurais de União da Vitória terão na próxima semana a oportunidade de garantir a qualidade de sua saúde ginecológica. Está agendado para os dias 16, 17 e 18, a presença da enfermeira Margareth em três localidades diferentes. A profissional vai coletar material para a realização do exame Preventivo do Câncer do Colo do Útero. As coletas acontecem sempre a partir das 9 horas. O pedido é para que as mulheres procurem ainda nesta semana o posto de saúde de sua comunidade para deixar seu nome e previamente marcar sua presença.

 Agende-se!

Dia 16

Pinhalão

Dia 17

Faxinal dos Marianos

Dia 18

Barra do Palmital

  Campanha de Vacinação 

É baixa procura da comunidade pela vacina contra gripe

Crianças e idosos são os que mais vacinaram mas ainda assim, percentagem de imunizados é inferior ao esperado

Na véspera do encerramento da campanha nacional de vacinação contra a gripe, os dados registrados pela 6ª. Regional de Saúde revelam que é pequena a procura da população pelo medicamento. Todas as faixas etárias registram baixos índices. Apenas crianças e idosos tem dados um pouco melhores mas ainda assim, abaixo dos 50% esperados para a faixa etária (veja quadro). A nível Brasil, os números também não são tão positivos e o fato chama a atenção de quem trabalha nos setores de atendimento à saúde.

Na 6ª. Regional, a edição deste ano foge à regra das últimas três campanhas, que registraram cobertura de mais de 80% de cada faixa etária alvo da campanha. Falta de informação e resistência ao uso do medicamento geram dúvidas e podem contribuir para o afastamento do público das unidades de saúde.

Esta é a 13ª. edição da campanha. Participam dela, neste ano, além dos idosos, trabalhadores da saúde, gestantes e crianças menores de dois anos de idade. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 80% de cada grupo populacional. A vacina protegerá contra três vírus da gripe, são eles Influenza A (H1N1) – causador da pandemia em 2009 -, Influenza A (H3N2) e Influenza B. Essa vacina é a mesma vacina aplicada nas clínicas particulares em 2010.

 A vacinação

A vacinação das crianças entre seis e 23 meses será feita em duas doses. A primeira dose deve ser tomada até o 13 de maio. A segunda dose deve ser aplicada 30 dias depois da primeira. A vacinação dos adultos será feita em dose única. A pessoa estará imunizada entre dez e 15 dias após a aplicação da dose.

 Restrições para alérgicos a ovo

Existe restrição para a vacinação nos casos de pessoas alérgicas a ovo ou que tiveram alergia à dose que receberam no ano anterior. A vacina é feita com vírus mortos e fracionados e não causa gripe.

 Números – União da Vitória

Crianças: 49,23%

Profissionais da Saúde: 28,63%

Gestantes: 36.62%

Idosos: 57.87%

(Fonte: 6ª. Regional da Saúde)



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA