Porto União - Proprietários rurais da região de Santa Cruz do Timbó, em Porto União, receberam no início desta semana a visita do Prefeito em exercício, Anízio de Souza e do Secretário de Agricultura, Élio Kamienski. O objetivo é conhecer um pouco mais sobre o trabalho realizado na área rural, por meio do programa de incentivo a pecuária leiteira, em parceria com a Prefeitura de Porto União e a Epagri.
Este projeto tem como base, agregar o bom desempenho da produção rural, com a redução de custo, possibilitando ao produtor desenvolver um melhor trabalho no campo, com um conhecimento mais técnico e aperfeiçoado. A idéia é utilizar a pastagem na nutrição do gado leiteiro, diminuindo a mão de obra e custo, para maior rentabilidade do produtor. São 36 famílias ativas no projeto e o programa tem a duração de dois anos. Concluído este tempo, o programa é aberto para que outras famílias sejam beneficiadas.
A propriedade de Eni e Almir Werle, em Nova Pátria, de 50 hectares, segue como um dos exemplos do projeto e foi a primeira a ser visitada. A equipe ficou satisfeita em ver o bom trabalho aplicado em suas terras e de como a produção tem melhorado com a instrução técnica. São 14 vacas produzindo leite e em média 200 litros de leite a cada 2 dias. Werle espera ampliar a produção e atingir 500 litros de leite por dia, com 20 vacas leiteiras. A propriedade de Werle além de estar inserida no programa, abriga em sua extensão uma grande área de preservação ambiental permanente, possuindo árvores como imbuia, canela guaicá, guvatã, bracatinga, pinheiro araucária e xaxim.
Eles estiveram ainda nas propriedades de Nei Dubinski, Daniel Soboptka, Henriete Bianco e Enir Orestes Biano, todas com o sistema proposto e em fase final do programa.