São Bento - O Prefeito de São Bento do Sul, Magno Bollmann, participou nesta quarta-feira, 11, de uma reunião na sede da Cooperativa dos Catadores de São Bento do Sul. Participaram também do encontro o gerente do Banco do Brasil da Agência de São Bento do Sul, Marcos Rogério Wiese, o monitor do projeto de extensão Peiex da Univille, Ernesto Augusto Garbe, a contadora da cooperativa Auristela Bauer Kolenez, e o secretário de Agricultura do Município, Edimar Salomon.
Durante o encontro foram apresentadas as parcerias existentes com a Prefeitura, Banco do Brasil, Univille, SEBRAE e Câmara de Vereadores. Ainda a contadora da entidade explanou sobre assuntos diversos, bem como as metas a serem atingidas pela cooperativa. Dentre os assuntos que são mais debatidos e mais geram interesse dos cooperados está o aumento de quantidade de material reciclado, e consequentemente aumento dos lucros. “Hoje já evoluímos muito na questão do rendimento do cooperado, antes cada cooperado recebia R$ 250,00 mensais, hoje essa renda passou para R$ 500,00/mês. Além do benefício do INSS que hoje é realidade para os cooperados”, disse Auristela.
A contadora ainda apresentou as metas para a regularização administrativa da cooperativa, capacitação dos cooperados, melhorias na infra-estrutura, redução de impactos ambientais, melhoria na qualidade de vida, escolaridade dos cooperados, divulgação e o aumento do número de cooperados. “Hoje a cooperativa conta com 27 cooperados”, concluiu.
O gerente geral do Banco do Brasil Marcos Rogério Wiese anunciou as parcerias e os benefícios que o banco oferece em relação ao crédito para os cooperados. Marcos anunciou também que estão chegando agora neste mês as novas fragmentadoras de papel para as três unidades de São Bento do Sul, e que todo o papel das agências da cidade será destinado para a cooperativa.
Marcos destacou a importância do setor público para o sucesso da cooperativa. Disse que em toda sua carreira como gerente de banco já passou por várias cidades, e em nenhuma delas viu esse apoio que a Prefeitura de São Bento do Sul dá para a cooperativa. “Já passei em varias agencias e nunca vi um apoio do setor público nessa magnitude. Se a cooperativa não tivesse esse apoio por parte do setor público nós do Banco do Brasil não poderíamos estar apoiando também”, disse o gerente. “Fica aqui o elogio ao prefeito Magno Bollmann e o pedido para que mantenha esta parceria”, concluiu.
O prefeito de São Bento do Sul Magno Bollmann disse saber da importância que a cooperativa traz para a cidade. Magno também adiantou aos catadores que está empenhado na busca da maquina fragmentadora de pets, que deverá ser um grande passo para a cooperativa. “Estamos trabalhando para instalarmos a máquina fragmentadora de pet. Com isso São Bento do Sul dará mais um passo a frente no quesito reciclagem”, disse Magno. O prefeito também enalteceu a vinda do Grupo Coleção para São Bento do Sul. “Vale lembrar que fomos em Minas Gerais e trouxemos esta empresa que irá reciclar o papelão. As obras desta empresa estão em ritmo acelerado e em breve deverá entrar em funcionamento”, disse Magno. “Tanto a fragmentadora de pet, que ainda estamos buscando, como a empresa que irá reciclar o papelão irão agregar valor ao produto dos catadores, aumentando assim consideravelmente a renda e por conseqüência a qualidade de vida”, concluiu.
A presidente da cooperativa, Deise Cristine Wengle fez o pedido para o prefeito Magno Bollmann para que seja formada uma, ou duas, turmas de informática básica no Centro de Inclusão Digital. “Gostaríamos que essa turma fosse formada apenas por catadores, pois assim um incentiva o outro a participar”, disse a presidente. “Assim que fechada a turma, fechamos as portas da cooperativa e vamos todos em busca dessa qualificação”, concluiu.
Logo após a reunião, o Banco do Brasil ofereceu um café aos catadores, em homenagem ao Dia do Trabalhador (1º de Maio).
Recicla São Bento do Sul
Fique atento ao cronograma de coleta seletiva. Separando o lixo em casa você estará colaborando com o Meio Ambiente e também estará fazendo uma atividade social. Acompanhe o calendário da coleta:
Dia
Bairros
Destino
Segunda-feira
Centro, Brasília
Coopercatsbs
Segunda-feira
Rio Vermelho Povoado, Rio Vermelho Estação
Associação Rio Vermelho
Terça-feira
Cruzeiro, Oxford, Boehmerwald, Alpino, Lençol (até a Rua Castelo Branco)
Cooperativa Cruzeiro
Quarta-feira
Progresso, Centenário, Bela Aliança, Mato Preto e Dona Francisca
Coopercatsbs
Quinta-feira
Colonial, 25 de Julho, Schramm
Coopercatsbs
Sexta-feira
Serra Alta
Coopercatsbs