Professores e gestores guatemaltecos vão conhecer práticas educacionais e de gestão Florianópolis - Professores das áreas de eletromecânica do Instituto Técnico de Capacitación y Productividad (Intecap) da Guatemala chegam à região nordeste de Santa Catarina nesta quarta (11) , onde vão conhecer o funcionamento e organização das unidades do SENAI em Jaraguá do Sul e Joinville. O estágio no Brasil faz parte de um programa de transferência de conhecimento entre catarinenses e guatemaltecos, que também inclui a implantação de uma nova unidade na cidade de Huehuetenango utilizando o know how do SENAI/SC.
No dia 9, primeiro dia de estágio em Santa Catarina, os profissionais do Intecap conheceram a estrutura, organização e funcionamento do SENAI/SC, em apresentação realizada pelo diretor regional Sérgio Roberto Arruda. O encontro também teve a participação da representante o setor de relações internacionais da Direção Nacional do SENAI, Maria Camargo, que explicou que o projeto tem o apoio financeiro do governo brasileiro e serve para promover a internacionalização de empresas nacionais, já que todos os equipamentos da unidade de Huehuetenango foram adquiridos de fabricantes do Brasil.
"As duas capacitações que tivemos na Guatemala, sobre práticas pedagógicas e gestão, foram muito enriquecedoras, principalmente por ter aplicações institucionais em todo o país", explica Julio Alberto Soreiana, consultor do departamento de capacitação em recursos humanos do Intercap. "Na área de educação, já estamos trabalhando com planos de formação para duas carreiras, e nos próximos anos queremos estender para outras dez. Além disso, na área de gestão, temos interesse em implantar a longo prazo um sistema de gestão para excelência nos moldes do adotado pelo SENAI de Santa Catarina", completa o representante guatemalteco.
Já a implantação do Centro de Formação Profissional Brasil-Guatemala, a ser inaugurado em julho, é resultado de uma cooperação entre os governos dos dois países, o SENAI e o Intecap. O SENAI de Santa Catarina está orientando a construção, especificou os equipamentos (todos de fabricação brasileira), capacitou diretores e professores e vai dirigir a escola nos primeiros meses. A experiência catarinense estará presente na política didático-pedagógica adotada (que segue moldes do SENAI/SC) e em aspectos como a instalação de computadores conectados à internet e projetores em todas as salas de aula.
Sobre o SENAI Santa Catarina
Entidade integrante do Sistema FIESC, o SENAI Santa Catarina apoia a indústria com a formação de profissionais de nível técnico, superior (com cursos de tecnologia) e pós-graduação. Também oferece cursos de formação de aprendizes e de formação profissional inicial e continuada (qualificação e aperfeiçoamento), além de oferecer cursos sob demanda para empresas e instituições, inclusive na modalidade a distância. No ano de 2010, o SENAI/SC registrou mais de 90 mil matrículas.
Sua atuação também contribui para o aumento da competitividade da indústria catarinense por meio de consultorias a empresas e serviços laboratoriais (avaliação da qualidade e da conformidade, caracterização de matéria prima, ensaios de proficiência e materiais de referência certificada). Ao todo, foram realizados em 2010 cerca de 173 mil ensaios laboratoriais, 108 mil horas de consultorias ambientais, tecnológicas e em gestão, além de contribuir para que 532 indústrias a captassem recursos de inovação.