Florianópolis - Teve início nesta segunda-feira (09), no Plenário do Palácio Barriga Verde, a Semana Estadual de Valorização da Vida, com o objetivo de promover junto à população formas saudáveis de vida, tanto física quanto emocionalmente, e informar sobre serviços de apoio e proteção. O evento, promovido pelo Centro de Valorização da Vida (CVV) e Assembleia Legislativa, contará com palestras de especialistas, distribuição de panfletos informativos e apresentações educativas em escolas.
Santa Catarina é o primeiro estado brasileiro a aprovar uma lei instituindo a Semana Estadual de Valorização da Vida, através da Lei nº 14.884/2009, de autoria do deputado Antônio Aguiar (PMDB). Diversas entidades, tais como Guarda Municipal de Florianópolis, Corpo de Bombeiros, Samu e Instituto Estadual de Educação (IEE) participam das ações, buscando informar e chamar a atenção da sociedade sobre a importância do conhecimento dos serviços que estão disponíveis a todos.
Neste ano a Semana Estadual de Valorização da Vida chega a sua segunda edição enfocando o público adolescente. Segundo a voluntária do CVV de Florianópolis, Carmen, com o passar do tempo a entidade, que surgiu para prevenir o suicídio, ampliou sua atuação e hoje possibilita apoio e prestação de serviços a quem precisa. “Muitas vezes as pessoas nos ligam porque precisam apenas de atenção. Para desabafar sobre algum problema pontual, pois muitas vezes não têm com quem conversar”, disse.
O CVV é uma entidade filantrópica, de utilidade pública, mantida pelos próprios voluntários e por colaboradores, que contribuem para cobrir as despesas necessárias ao funcionamento do posto. A instituição, que em 2012 completará 50 anos de existência no país e 20 em Santa Catarina, atende em média a 25 ligações por dia, com picos de 40. Segundo Carmen, que também trabalha no serviço de divulgação da entidade, a demanda costuma crescer nos períodos de campanhas sobre o serviço ou nos finais de ano. “No final de ano, as pessoas estão mais suscetíveis e fragilizadas emocionalmente pela passagem do Natal e também pela mudança de ano, período em que está difundida uma necessidade de mudar”. Também o individualismo e o modo de vida que a sociedade atual impõe, acrescentou a voluntária, contribuem para o distanciamento cada vez maior das pessoas. “Muitos dos que nos ligam não estão isolados fisicamente. Possuem família e amigos, mas estão isolados psicologicamente”, explicou.
Santa Catarina possui postos de atendimento nos municípios de Florianópolis, Criciúma, Blumenau, Jaraguá do Sul, Itajaí e Rio Negrinho. Na capital, o CVV atende através de duas linhas telefônicas, durante as 24 horas, todos os dias, inclusive domingos e feriados, mas também pessoalmente e através da internet. Ao todo o posto conta com 40 voluntários, número que não tem se mostrado suficiente. “Geralmente ficamos com um telefone fora do gancho, pois não conseguimos dar conta do número de ligações”, disse Carmen.
Os interessados em integrar o CVV devem ter idade mínima de 18 anos e disponibilidade para atuar no mínimo 4,5 horas semanais. Para prestar os atendimentos o voluntário deve participar de um curso de seleção e capacitação que são oferecidos duas vezes ao ano, de forma gratuita.
Programação da 2ª Semana Estadual de Valorização da Vida:
09/05 - 20h – Abertura oficial. Palestra com a psicóloga Anita Bacellar. Tema: Vida: um poder interior. Local: Plenário da Assembleia Legislativa. Entrada aberta ao público
11/05 – Distribuição de folhetos informativos sobre as ações do CVV. Local: Centro de Florianópolis
12/05 – Ação educativa em escolas com apresentação da Guarda Municipal, Samu, CVV e Corpo de Bombeiros. Local: IEE. Específica para alunos da instituição
13/05 – 20h – Palestra com Tales de Carvalho, médico cardiologista e médico do esporte. Local: Auditório do IEE. Entrada aberta ao público
Atendimento do CVV:
Por telefone: Todos os dias, inclusive domingos e feriados, serviço 24 horas, através dos números 141 e (48) 3222-4111.
Pessoalmente: Todos os dias, das 8 às 20 horas. Os endereços constam no site da entidade.
Pela internet: Todas as quartas-feiras e sábados, das 20 às 23 horas através do site www.cvv.com.br
(Alexandre Back)