A poeira doméstica está entre as principais causas
Cerca de 20% da população mundial sofrem de algum tipo de alergia, que é uma reação do sistema imunológico, responsável pela defesa do corpo, contra uma substância chamada alérgeno. No Brasil, os principais alérgenos são a poeira doméstica e os ácaros da poeira.
De acordo com o pediatra Carlos Sérgio Moura, que também atende casos de alergia, os ácaros vivem nos colchões, travesseiros, carpetes, tapetes, cobertores, almofadas e sofás de tecidos. Eles se desenvolvem muito bem em ambientes úmidos e o alimento favorito é a descamação da pele humana.
Outros alérgenos importantes são o pólen, o mofo, os pelos de animais e os alimentos, principalmente leite de vaca, amendoim, ovos e peixes. Neste sábado (7), Dia Nacional de Prevenção da Alergia, é importante lembrar que qualquer pessoa pode desenvolver um quadro alérgico. Entretanto, as chances aumentam quando há casos entre o pai, a mãe ou ambos.
O médico especialista em alergia e imunologia José Ribeiro Dantas Filho alerta que a rinite é a alergia mais comum e o diagnóstico precoce é de grande importância para evitar complicações, como olheiras, respiração oral, sinusite e asma.
"A rinite alérgica perene se manifesta durante todo o ano, sendo a poeira domiciliar a causa mais importante. Já a rinite alérgica sazonal ocorre em contato com o pólen em determinada época do ano", explica. Outras doenças alérgicas também são comuns, como as de pele, a conjuntivite, as alergias a alimentos e a picadas de insetos.
OS ÁCAROS
É praticamente impossível eliminar por completo os ácaros de uma casa, mas é possível diminuir bastante sua quantidade se alguns cuidados forem tomados:
- Elimine os depósitos de ácaros do quarto, como carpetes, tapetes, almofadas e cortinas;
- Encape o colchão e o travesseiro com capas próprias para diminuir o contato com os ácaros na hora de dormir;
- Use um edredom ao invés do cobertor;
- Evite dormir com bichos de pelúcia;
- No quarto de uma pessoa alérgica, evite ao máximo objetos que possam acumular pó.