Programa Educacional de Resistência às Drogas completou dez anos de atividades no município
São Bento - Na tarde de ontem, quinta-feira, no ginásio Annes Gualberto, foi realizado mais um evento comemorativo aos dez anos do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) em São Bento do Sul. Na homenagem de ontem, foram executadas atividades artístico-culturais por parte do grupo X-Tyle (hip hop) do colégio São Bento, do grupo teatral Panaceia, dos Soldados de Cristo, do grupo de hip hop Woung Dance (Udesc), do grupo de capoeira Conceição da Praia e do Grupo Mãos que Falam. Também foi realizado sorteio de brindes - como bolsas de estudos e computadores. Na noite de segunda-feira, no plenário da Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, foi realizada sessão solene em homenagem ao programa, em atenção ao Requerimento nº 114/2010, de 3 de dezembro de 2010, de autoria do vereador Antonio Tomazini (DEM).
Em seu pronunciamento, a presidente da Casa de Leis, vereadora Nilva Larsen Holz (PP), falou um pouco da história do Proerd, destacando que o mesmo foi implantado no Estado em 1991 - estando em funcionamento em São Bento desde 2011. Ela citou ainda que o programa tem como objetivo prevenir e combater o uso de drogas. "Este programa é de caráter preventivo", frisou. "Com o auxílio do Proerd, estamos preparando uma juventude consciente", complementou a presidente.
DIA MUNICIPAL
O autor da proposição, vereador Tomazini, registrou que durante a sessão foi sancionada a lei de sua autoria que institui o Dia Municipal do Proerd - a ser comemorado anualmente no dia 2 de maio. Ele lembrou que São Bento do Sul é o primeiro município do Estado a instituir esta data. "Temos que ter a esperança de um mundo com menos violência", disse. Durante a sessão, o prefeito Magno Bollmann assinou a lei que cria a referida data comemorativa - entregando uma cópia ao tenente-coronel Amarildo de Assis Alves, comandante do 23º Batalhão de Polícia Militar de São Bento do Sul, que, embora de férias, compareceu ao evento. Também houve lançamento de um selo oficial do programa.
EXEMPLO
O prefeito Magno Bollmann falou do "orgulho de participar" da sessão em homenagem ao Proerd. "Temos que preparar as crianças para combaterem o uso de drogas", avaliou o prefeito. "Essas crianças servirão de exemplo para muitos adultos", complementou. Para o comandante da PM, "o dia foi de comemoração, uma data marcante para a Polícia Militar do Estado, devendo ser comemorada por toda a sociedade". Ele lembrou que as drogas estão "destruindo de forma assustadora" - mas que, "graças a programas como o Proerd, o consumo destas pode diminuir". Amarildo lembrou que somente em São Bento do Sul já se formaram no Proerd mais de 10,6 mil pessoas - na grande maioria crianças - e que neste ano irão receber o certificado mais 1.590 delas. Para ele, além da participação das próprias crianças, é de fundamental importância ainda a colaboração das empresas e colaboradores. "Sem essas pessoas não teríamos um resultado tão positivo", citou.
QUEM
Foram homenageados os soldados cadete PM Jean Carlo Denk, o primeiro a atuar em São Bento, mas hoje em Florianópolis, e os soldados Saulo Rodrigo de Freitas, Danilo Reni Gonçalves, Irineu Woginiack Jr. e Giancarlo Camargo, além do coronel Cesar Nedotcheko, da capitã Gabriela Rafael Xavier Lins e do repórter Dimas de Freitas. Também foram homenageados como colaboradores do programa a Câmara de Vereadores de São Bento do Sul, a Secretaria Municipal de Educação, a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Bento do Sul, o Rotary Club São Bento do Sul, a Buddemeyer, a Condor, a Fiação São Bento, a Móveis Rudnick, a Oxford, a Tuper e o Posto Pérola do Vale.