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SC vai buscar R$ 400 milhões para obras nos trechos das rodovias onde ocorrem mais acidentes

Segunda, 09 de maio de 2011


Dois mil quilômetros de rodovias estaduais precisam ser restaurados em Santa Catarina


Florianópolis - O governo de Santa Catarina vai buscar R$ 400 milhões da União para restaurar dois mil quilômetros de rodovias estaduais e fazer obras nos 127 pontos onde ocorrem mais acidentes. Na próxima semana o secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, deve ir ao Rio de Janeiro entregar a carta-consulta para a obtenção do financiamento ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).


Na próxima sexta-feira, Cobalchini entrega o projeto para a obtenção do recurso ao governador Raimundo Colombo.  Em seguida, marcará uma audiência com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho.

— Vamos atrás de recurso para fazer um grande programa de melhoria das nossas estradas para diminuir os acidentes e deixar de ser reconhecido como o estado onde ocorrem mais mortes no trânsito — diz o secretário.

Ainda este ano serão investidos R$ 40 milhões do tesouro do Estado para intervir na pavimentação. Na próxima semana, devem ser lançados os editais de licitação dos projetos de recuperação dos três primeiros trechos de rodovias a serem recuperados:  32 quilômetros da SC-458, entre a BR-116 e Campo Belo do Sul; 91 quilômetros da SC-468, entre Chapecó e São Lourenço, e 70 quilômetros da SC-303, entre Fraiburgo, Videira e Joaçaba. Além da restauração, essas vias receberão terceira faixa.

— São eixos que integram regiões e que estão em piores condições, rodovias importantes para escoamento dos produtos granjeiros, como a SC-468, que liga o Paraná à Chapecó — expõe Cobalchini.

O  plano do governo é terminar a restauração dos dois mil quilômetros de rodovias, ou seja, 40% de toda a malha viária, até o final do mandato, em 2014.  A seleção está sendo feita com base em levantamento da Polícia Militar Rodoviária (PMRv) e  do Departamento de Infraestrutura (Deinfra), que elencaram os locais em piores condições de tráfego.

— Como já perdemos quase seis meses do ano, em 2011 devemos executar dez por cento do projeto que visa restaurar as rodovias mais problemáticas — justifica. 
O programa de revitalização é inédito no Estado e considerado urgente, já que o governo anterior, de Luiz Henrique da Silveira, priorizou asfaltar os acessos aos municípios que contavam apenas com estradas de chão,  deixando de lado a manutenção das pavimentadas já existentes.



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