Estágio complementa a formação que receberam em seu país, como parte da implantação de uma unidade com o modelo do SENAI de Santa Catarina na cidade de Huehuetenango, a 70 quilômetros da fronteira com o México
Florianópolis- Um grupo de oito professores e seis diretores de escolas do Instituto Técnico de Capacitación y Productividad (Intecap) da Guatemala inicia nesta segunda-feira estágio nas unidades do SENAI de Santa Catarina. Eles acompanharão o cotidiano das escolas do SENAI em Florianópolis, Chapecó, Jaraguá do Sul, Joinville, Blumenau, Palhoça, e Luzerna. O estágio complementa a formação que receberam em seu país, como parte da implantação de uma unidade com o modelo do SENAI de Santa Catarina na cidade de Huehuetenango, no noroeste daquele país, a 70 quilômetros da fronteira com o México.
A implantação do Centro de Formação Profissional Brasil-Guatemala, a ser inaugurada em julho, é resultado de uma cooperação entre os governos dos dois países, o SENAI e o Intecap. O SENAI de Santa Catarina está orientando a construção, especificou os equipamentos (todos de fabricação brasileira), capacitou diretores e professores e vai dirigir a escola nos primeiros meses. A experiência catarinense estará presente na política didático-pedagógica e em aspectos como a instalação de computadores conectados à internet e projetores em todas as salas de aula.
Sobre o SENAI
Criado em 1942, por iniciativa do empresariado do setor, o SENAI é hoje um dos mais importantes pólos nacionais de geração e difusão de conhecimento aplicado ao desenvolvimento industrial. Integrante do Sistema Confederação Nacional da Indústria - CNI e Federações das Indústrias dos estados -, o SENAI apóia 28 áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços como assistência ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica.
Graças à flexibilidade de sua estrutura, o SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina. Diretamente ligados a um Departamento Nacional, 27 Departamentos Regionais levam seus programas, projetos e atividades a todo o território nacional, oferecendo atendimento adequado às diferentes necessidades locais e contribuindo para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento pleno e sustentável do País.