Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

SEMINÁRIO FOI EXTREMAMENTE PRODUTIVO, AVALIA SECRETARIA

Sexta, 12 de novembro de 2010

Programação foi desenvolvida em Campo Alegre

Clique para ampliar
Cristiane Nenevê da Silva, diretora do departamento de Turismo de São Bento do Sul, Eliana Brito Garcia e Rodrigo Telles, diretores do Clube de Cicloturismo do Brasil (Foto Elvis Lozeiko/Evolução)
 

Região - Histórias de vida, emoção e planejamento marcaram o segundo dia do Seminário de Turismo Rural de Campo Alegre. A mesa redonda com a participação de donos de três propriedades rurais teve a mediação da professora Maria Ivonete Peixer. Mônika Merkle, proprietária da Chácara Richardora e presidente da Associação de Turismo Rural Caminhos da Serra, emocionou-se ao lembrar da trajetória de sua família. Ela e o marido investiram em um pomar, porque Mônika é exímia produtora de doces, geleias, caldas e compotas. Com o tempo, a ovinocultura tomou o maior tempo e espaço na propriedade e a área da fruticultura precisou ser diminuída. Abrir a propriedade ao turismo rural foi algo que ocorreu espontaneamente. Primeiro vinham os amigos de Joinville, depois os amigos dos amigos, depois os estudantes e assim a propriedade tornou-se uma atração. Hoje, o casal, em parceria com sócios, está construindo o Armazém Dona Francisca. No local haverá venda dos produtos coloniais e da carne de cordeiro.

Telão com imagens
Enquanto os proprietários contavam suas histórias, um telão mostrava imagens da Chácara Richardora, Pousada Casa Antiga e Rancho das Cabras. Rosemar e Cristina Pauli foram as mais questionadas, pois a Pousada Casa Antiga é pioneira no turismo rural em Campo Alegre. Tudo começou em 2002, depois de muito incentivo de um engenheiro agrônomo, amigo da família. A casa centenária, onde a família morou por longos anos, já havia se transformado em depósito de cereais, mas a vontade de empreender transformou-a em pousada. Para isso, foi preciso recorrer a um financiamento bancário - que levou oito anos para ser pago. No começo, as refeições dos visitantes eram feitas na varanda da casa da família. Depois, um paiol foi transformado em refeitório. Dessa vez, a sorte ajudou. Rosemar ganhou um carro numa rifa e vendeu para ajudar a custear a reforma.

Da cidade ao campo
Cansados da vida na cidade, Ângelo e Neusa Lyra decidiram deixar o Centro de Joinville e ir para o campo. Foi um livro que despertou a atenção de Neusa para a criação de cabras. "Começamos com duas, que davam três litros de leite por dia", disse. Como era difícil vender o leite in natura, Neusa começou a produzir queijo. Já são 21 anos na atividade, dos quais 13 em Campo Alegre. Hoje, criados em confinamento, os bichos logo chamam a atenção por seu pêlo alvo e pela docilidade. O produto dos Lyra é recomendado por pediatras e outros médicos para quem tem intolerância ao leite de vaca.

Espontaneamente
Maria Ivonete destacou que, nos três casos, a atividade turística ocorreu espontaneamente. "No caso do turismo rural é bom que seja assim, porque a família não deixa de lado a rotina do campo, então precisa ver se é possível conciliar o turismo com algo que agregue valor a esse trabalho", explicou. As discussões de quarta-feira também serviram como pontapé inicial para a formulação do novo Plano de Desenvolvimento Turístico de Campo Alegre. O plano existente foi elaborado em 2003, com participação da Univali, e precisa de uma atualização. Segundo a secretária de Turismo, Marília Maciel, haverá uma série de reuniões com os diversos segmentos da sociedade e o Conselho Municipal de Turismo para dar continuidade à coleta de sugestões para elaboração do novo plano. Para Marília, o seminário "foi extremamente produtivo porque gerou a discussão de temas diretamente relacionados ao trade turístico da região".

Provocando o debate
O primeiro dia do Seminário de Turismo de Campo Alegre reuniu pessoas de Joinville, Canoinhas, Jaraguá do Sul, Schroeder, São Bento do Sul e Rio Negrinho, além dos anfitriões campo-alegrenses. O prefeito Vilmar Grosskopf ressaltou a importância de provocar o debate regional sobre o desenvolvimento turístico. A primeira noite de palestras abordou o Cicloturismo.

O gestor do consórcio que gerencia o Circuito do Vale Europeu, Ademir Winkelhaus, falou sobre as dificuldades iniciais encontradas para entrosar as comunidades de nove municípios aos viajantes de bicicleta. "Não é algo fácil; exige colaboração de todos", afirmou. Entre os exemplos de adaptação, Ademir citou a disponibilidade de lugar para guardar e lavar bicicletas nos hotéis e restaurantes, oficinas de bicicletas preparadas e conservação da sinalização. Ainda sem nome definido, o roteiro cicloturístico que integrará os municípios do Consórcio Quiriri deve ser inaugurado até a realização do Festival de Outono de São Bento do Sul - ou seja, ainda no primeiro semestre do ano que vem.

Primeiro semestre de 2011
Pelo menos essa foi a vontade manifestada na terça-feira 9 pela diretora de Turismo de São Bento do Sul, Cristiane Nenevê da Silva, em reunião no gabinete do prefeito Magno Bollmann. Eliana Brito Garcia e Rodrigo Telles, diretores do Clube de Cicloturismo do Brasil, que mais tarde palestrariam em Campo Alegre, participaram do encontro que também teve a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico, Uwe Stortz, e do chefe de divisão de Turismo da prefeitura, Joel Machado. Os diretores do clube estão realizando o mapeamento do circuito regional. "Estamos adorando a região", disse Rodrigo. 

Eliana informou que na região sudeste do país, sobretudo em São Paulo e Minas Gerais, comenta-se que Santa Catarina tem se destacado quando o assunto é cicloturismo. Também pudera. O Estado já tem o Circuito Vale Europeu e o Circuito Costa Verde & Mar. Agora mais um projeto está em andamento - justamente o que envolverá a região do Consórcio Quiriri. A saída do trajeto, conforme apresentado na reunião, deve ocorrer no Centro de Atendimento ao Turista, na praça Getúlio Vargas, em São Bento, seguindo até Corupá - com a opção de passar pela Rota das Cachoeiras e/ou por Rio Natal.

Integração
O próximo trecho deve corresponder ao trajeto Corupá-Campo Alegre, via "Serrinha do Gatz", chegando ao Calçadão da Cascatinha. Priorizando sempre as estradas do interior, o circuito ainda deve corresponder ao trajeto Campo Alegre-Rio Negrinho (Saltinho, São Miguel, Lageado e Avenquinha) e, finalmente, Rio Negrinho-São Bento do Sul (São Pedro, Rio Casa da Pedra, aeroporto, Rio Antinha, Estrada dos Lagos, Lençol e Estrada Rio Negro). No total, previstos mais de 250 km. "É um trajeto um pouco mais difícil do que o Vale Europeu", comentou Rodrigo. "Se tem uma coisa que vai integrar muito o Consórcio Quiriri é o cicloturismo", destacou o prefeito Magno.

O Clube de Cicloturismo do Brasil vai completar 10 anos de atividades em 2011, trabalhando "com o intuito de divulgar a atividade no Brasil", nas palavras do diretor. Eliana lembrou que o mais conhecido roteiro cicloturístico do mundo é o Caminho de Santiago de Compostela, na Espanha. Ela frisou alguns pontos de importância em um roteiro, como segurança, condições das estradas, relevo, hospedagem e alimentação, entre outros. O circuito já foi percorrido de carro pelos representantes do clube e por integrantes do governo. Mas, claro, o mesmo também será percorrido de bicicleta - para verificação de maiores detalhes.

Planilha
A planilha do circuito terá dados como classificação física (tipo do percurso), classificação técnica (moderado, difícil, etc) - e empreendimentos turísticos, entre outros, além de espaço para carimbo a ser colhido nos pontos identificados. Nas estradas do circuito também haverá sinalização específica. Uma logomarca para o projeto está em discussão. O diretor do Clube de Cicloturismo do Brasil destacou que a entidade tem 1,5 mil ciclistas cadastrados. Na terça-feira, antes da reunião com o prefeito Magno Bollmann, os integrantes do clube estiveram em Pomerode, um dos integrantes do Circuito Vale Europeu, verificando a possibilidade de interligá-lo com o futuro circuito dos municípios do Consórcio Quiriri. 



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA