Florianópolis - A primeira reunião de trabalho com os secretários regionais deu continuidade ao encontro promovido pelo governador Raimundo Colombo e o vice Eduardo Pinho Moreira, na tarde da quarta-feira (4), no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis. Com a presença de todos os 36 titulares das Secretarias de Desenvolvimento Regional, Colombo abriu a reunião pedindo o aperfeiçoamento da gestão de cada pasta regional, tendo como principal objetivo reduzir custos e, com isso, aumentar a nossa capacidade de investimento. "Essa não pode ser a vontade de um só, precisamos do compromisso de toda a nossa equipe. Tenho certeza que assim conseguiremos economizar e aplicar bem esses recursos nas obras certas”, enfatizou.
Discutindo objetivamente com os secretários regionais, Colombo destacou os principais encaminhamentos de forma a priorizar a filosofia de Governar o Governo. "Essa prática se dará sem que possamos perder tempo com prioridades falsas, e esse será o papel do secretário de cada região: destacar suas principais ações, de forma a aproximar o Governo das pessoas”, afirmou.
Querendo humanizar e não somente fazer obras, o governador mostrou a importância de olhar nos olhos e ouvir as pessoas. "Não adianta só fazer obra, pois obra não fala, não sente dor, não respeita pessoas, quem faz isso são os servidores públicos e, por isso, acredito que com esse planejamento e com o envolvimento de cada um de nós daremos um passo importante para o desenvolvimento de Santa Catarina”, destacou Colombo.
Essa reunião de trabalho é uma continuidade das visitas às Regionais, que começaram na semana passada. Cada secretário que recebeu a visita deu seu depoimento para os demais e destacou a importância da visita para sua região. “Levar o governo em cada região, com certeza, é uma ação importante, pois colocou não só o governador e o vice, mas também os secretários setoriais, perto da comunidade. Essa atitude do Governo foi inovadora, e entendo que esse aperfeiçoamento renderá bons frutos para todo o Estado”, declarou o secretário de Desenvolvimento Regional de Criciúma, Luiz Fernando Cardoso, a segunda SDR a receber a visita da caravana do Governo.
O secretário de Desenvolvimento Regional de Joinville, Romualdo França, destacou principalmente a importância das ações de governo voltada ao cidadão catarinense, lembrando que é preciso valorizando o perfil cultural de nossos cidadãos, as ações, o trabalho, e principalmente priorizar o bem estar social. "Isso ficou evidente após nossa conversa com o governador e o vice. O Governo prometeu e vai cumprir grandes obras e grandes metas, mas sempre vinculada com uma participação efetiva do cidadão catarinense”, disse.
Para os secretario Regional de Campos Novos, Alcides Mantovani, é importante esse encontro dos secretários regionais e mais ainda as visitas as regiões. “Durante 120 dias houve um planejamento e o que acontecer daqui para frente será importante e decisivo. A população cobra uma resposta de trabalho dos secretários regionais e precisamos de uma diretriz, por isso é importante essa aproximação e esse diálogo do Governo com a comunidade”, afirmou. Segundo o secretário, as SDRs representam importantes ferramentas de relacionamento com a população por funcionarem como uma extensão do Governo em cada região.