São Bento - A Campanha de Vacinação em São Bento do Sul imunizou 4.332 pessoas das 9.317 previstas, atingindo 47% da meta. Conforme alerta da secretaria de Saúde o grupo de gestantes é o que tem o menor índice de procura, das 1.050 gestantes esperadas nos postos de saúde para receber a vacina contra gripe, apenas 313 já foram imunizadas, ou seja, 29,81% da meta estipulada pelo Ministério da Saúde.
Segundo a diretora do Centro de Vigilância e Saúde Maria Hercília de Souza a imunização da gestante se estende também para o bebê. “A mãe recebendo a dose da vacina estará protegida e também estará protegendo o seu filho”, reforça a diretora.
A vacinação é destinada aos grupos das pessoas com 60 anos e mais, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 2 anos e trabalhadores da área de saúde que atuam na recepção, atendimento e na investigação de casos de infecção respiratória.
Das 4.332 doses aplicadas no município, 765 foram para o grupo das crianças atingindo 44% da meta. Os profissionais da saúde que receberam a dose somam 335, ou seja 43% da meta do grupo, e 2.919 idosos estão imunizados, registrando 50% da meta. “A preocupação esta no grupo das gestantes que até o momento somam 29% da meta, é importante que elas procurem um posto de saúde lembrando que a vacina neste ano é tríplice, imunizando inclusive contra a gripe H1N1”, ressalta o secretário Marcus Maluf.
A Campanha de Vacinação acontece em todo o país até o próximo dia 13 de maio. Todos os postos de saúde do município estão realizando a vacinação e nas unidades do bairro Centenário, Cruzeiro e Centro o atendimento é até às 19h30.
“Faz bem para o bebê”
Mamãe pela segunda vez, a jovem Fernanda Alves de Lima, 20 anos, esteve nesta quarta-feira, dia 04, no Posto de Saúde do bairro centenário. Ela aproveitou a consulta mensal do pré natal para receber a dose da vacina contra gripe. “Quando soube que eu poderia tomar a vacina fiquei muito feliz pois sei que faz bem também para o bebê”, disse Fernanda que foi a unidade de saúde acompanhada do seu esposo Amany Artur Neto.