Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
Facebook Jornal Evolução       (47) 99660-9995       Whatsapp Jornal Evolução (47) 99660-9995       E-mail

JUSTIÇA SEM TOGA, SEM VAIDADE E ARROGÂNCIA

Sexta, 12 de novembro de 2010

Certa ocasião reproduzi a frase "50% dos juízes se julgam Deus e os outros 50% têm certeza que o são". A mesma foi dita por um magistrado do Rio de Janeiro que veio fazer uma palestra na Univille, quando eu havia retornado ao bancos da academia. Rendeu-me uma sonora chamada de atenção durante uma audiência - talvez por um daqueles que se julgava gerente do céu - durante uma audiência no Fórum Trabalhista de São Bento do Sul. Por que conto isto só agora? Porque nesta semana tive mais uma comprovação que a afirmativa não é correta e talvez faça apenas parte do folclore brasileiro.

A confirmação desta minha crença foi dada por mais um daqueles magistrados que conheci que estão despidos da toga, da vaidade e da arrogância - e que ajudam a desmistificar este endeusamento. Assim como Dr. Davidson Jahn Mello - meu professor, Dr. Augusto Cesar Allet Aguiar, Dr. Nelson Maia Peixoto, Dra. Teresinha Mendonça de Oliveira e outros que por aqui passaram, a figura do juiz moderno, humano, respeitado e respeitador, e aplicador da lei sem perder a postura de cavalheiro está personalizada no Dr. Romano Enzweiller.

É a autoridade que, por maior o rigor da pena que aplique, o réu sente-se ainda na obrigação de lhe pedir desculpas. Em uma audiência agradece pela presença das partes e testemunhas e ainda oferece cafezinho, sem perder a magistratura. Mostra que a Justiça, embora vendada, deve dar uma espiadinha. Portanto, não é totalmente cega.



Comente






Conteúdo relacionado





Inicial  |  Parceiros  |  Notícias  |  Colunistas  |  Sobre nós  |  Contato  | 

Contato
Fone: (47) 99660-9995
Celular / Whatsapp: (47) 99660-9995
E-mail: paskibagmail.com



© Copyright 2025 - Jornal Evolução Notícias de Santa Catarina
by SAMUCA