Joinville - Esta semana, Brasília recebe a Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, para a apresentação do espetáculo “Grande Suíte do Ballet Don Quixote”. A apresentação será no dia 5 de maio, às 20h30, no Teatro Nacional – Sala Villa Lobos. Antes do espetáculo, a convite do deputado federal Mauro Mariani (PMDB/SC), na quarta-feira (4 de maio) o vice-presidente da República, Michel Temer, pode receber o presidente do Instituto da Escola Bolshoi no Brasil, Valdir Steglich, e o supervisor da escola, Pavel Kazarian, quando lhe será formalizado o convite para prestigiar ao espetáculo. Em março, quando esteve reunido com Michel Temer, Mauro Mariani falou ao vice-presidente da importância da dança para Joinville, cidade que é a única fora da Rússia com uma filial da renomada Escola Bolshoi.
Na ocasião, se pré-agendou a audiência com os representantes da escola, para apresentá-la, mostrar seus projetos e convidar o vice-presidente para o espetáculo a ser apresentado em Brasília. “Já em março pude iniciar uma conversa com Michel Temer sobre a importância e a grandeza da escola, principalmente para os joinvilenses, cidade reconhecida mundialmente por realizar o Festival de Dança. Este é um projeto que acima de tudo tem sua importância social, é uma escola que através do ensino de qualidade proporciona futuro mais digno para muitos jovens e crianças brasileiros, é justo que se tenha o reconhecimento e o apoio por parte do Governo”, ressalta Mauro Mariani.
Para o espetáculo “Grande Suíte do Ballet Don Quixote”, a Escola Bolshoi leva para Brasília um elenco composto por 90 alunos, bailarinos e professores. É a terceira vez que a instituição se apresenta na capital do Brasil, mas a primeira com um balé de repertório. A escola do Teatro Bolshoi de Moscou, no Brasil, completou, em março deste ano, onze anos desenvolvendo arte e cultura. Em 2011, conta com 283 alunos, de 14 estados brasileiros, sendo 95% destes bolsistas. Com três mestres russos e dez brasileiros, a instituição qualifica bailarinos para o mercado profissional, democratizando o acesso à arte através de diversas atividades culturais.